Sociedade

Área Urbana de Leiria tem 128 prédios devolutos

8 out 2023 18:30

Intervenção dunar é necessária

area-urbana-de-leiria-tem-128-predios-devolutos

As duas áreas de reabilitação urbana (ARU) do concelho de Leiria têm identificados 128 edifícios degradados e devolutos há mais de um ano, segundo a lista divulgada pela Câmara de Leiria para o ano fiscal de 2023.

No documento que foi à reunião de executivo, na terça-feira, na ARU do Centro Histórico, estão sinalizados 115 edifícios devolutos e um edifício degradado. Inseridos na ARU de Nossa Senhora da Encarnação, a autarquia identificou 13 edifícios devolutos. Todos estes imóveis foram confirmados pelos serviços através de vistoria, adianta a Câmara de Leiria, que poderá agora aplicar a majoração do Imposto Municipal sobre Imóveis no ano fiscal de 2023.

Intervenção dunar
Álvaro Madureira, vereador independente eleito pelo PSD, alertou o executivo, na última reunião de câmara, face ao avanço do mar “em relação à marginal e à zona de construção”.

“Peço à câmara que esteja atenta e faça a monitorização. A granulometria das areias das dunas é mais fina do que aquela que está na praia e pode ser levada pelo vento facilmente, podendo vir a danificar significativamente as estradas, vias e as casas”, salientou o autarca.

Luís Lopes, vereador da Protecção Civil, revelou que reuniu com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) esta semana. “Preocupa-nos a estabilidade do cordão dunar, que estamos a perder, apesar da vegetação que conseguimos manter. Queremos perceber junto da APA se a nível central está prevista alguma intervenção e se o município tiver essa disponibilidade, podemos contar com a APA”, informou.

O vereador socialista disse ainda que os municípios do Plano de Ordenamento da Orla Costeira Ovar-Marinha Grande têm reunido regularmente com a APA para se avançar com a revisão do POOC.

“Sendo um documento estratégico, tem forte influência naquilo que são as opções quer da protecção do cordão dunar quer da própria estrutura urbana. É extremamente
importante para que possamos tomar outras medidas e até acompanhar a evolução das alterações climáticas”, destacou.