Economia
Arfil Trucks prepara camiões para competição em Porto de Mós
Oficina dedica-se à assistência multimarca, electrónica e mecatrónica
Nos canais televisivos especializados, as provas de velocidade com camiões são sempre um espectáculo memorável.
“Monstros” com várias toneladas, lançam-se a grande velocidade pela pista, fazem ultrapassagens impossíveis, num exercício de pura adrenalina, impulsionados por motores que, na maioria dos casos, ultrapassam os mil cavalos de potência.
Em Portugal, a competição com veículos pesados não se realiza desde 2001, ano onde o Campeonato Europeu passou pelo País. Mas o facto de as provas não acontecerem entre nós, não significa que não existam algumas empresas que estão ligadas à prepara- ção destes puros-sangue, de várias toneladas.
Uma delas é a Arfil Trucks, empresa sediada na Zona Industrial da Amarela, em Porto de Mós, que, há 20 anos se dedica à manutenção multimarca de veículos pesados, especializando-se nas áreas da electrónica e mecatró- nica, o que lhe vale o título de “líder na área da reprogramação de motores diesel”.
A empresa serve, igualmente, como lar da equipa Arfil Trucks - Truck Racing Team. Provavelmente, se segue o mundo automóvel na região, já terá visto os veículos desta esquadra no festival automóvel Leiria Sobre Rodas ou nas provas de automobilismo que acontecem na Zicofa.
A existência da Arfil Trucks deve-se ao amor pela modalidade e vontade férrea do seu fundador, Artur Fidalgo.
“Estou ligado ao mundo dos veículos pesados, devido à assistência, manutenção e comércio, sempre alimentei um fascínio pela competição. Quando tive a oportunidade de me juntar a esse mundo, não a deixei passar”, conta o empresário, que foi responsável mecânico, entre 2012 e 2014, pela VTR Team, uma equipa francesa, integrada por lusodescendentes.
Na temporada de 2013/2014, a VTR participou no Campeonato Europeu de Camiões. Na garagem, guarda duas máquinas especialmente preparadas para a competição, e um conjunto completo, onde não falta uma área oficinal para montar no paddock, e um camião transportador, equipado com uma motorhome, com alojamento para uma equipa de seis pessoas.
“Os dois camiões servem para demonstração e desenvolvimento. Embora não tenhamos provas de competição no nosso País, mas eles já competiram”, diz Artur Fidalgo, apontando para um camião branco que já pertenceu à VTR Team e que adquiriu, quando cessou funções como responsável mecânico da formação.
“Compraram camiões novos e eu fiquei com este, que participou no Campeonato Europeu.”
Instalado em posição central, está um segredo que impõe respeito.
Pulsa-lhe no peito um propulsor diesel que pode ser levado até aos 1.100 cavalos de potência, embora, agora, esteja preparado para “apenas” 900 cv. O centro de gravidade foi alterado e a suspensão é mais baixa, como determinam as normas da FIA.
“Este veículo é mais indicado para competição em rampas ou offroad”, explica o líder da equipa de Porto de Mós.
Estacionado ao lado, está outro camião. Este, de cor negra, foi integralmente desenvolvido e montado por Artur Fidalgo e a sua equipa e está vocacionado para utilização em autódromo.
Consegue debitar entre 900 e 1.200 cv. Nas instalações da Arfil está em finalização a construção de um banco de potência, que servirá de apoio ao fabrico de motores para competição.
“Para um camião destinado à competição num Dakar, podemos aumentar a potência de motores que venham de origem com 450 ou 5 00 cv, para 700 ou 800 cv. Se for para circuitos, pode ir até aos 1.100 ou 1.200 cv”, anuncia o responsável pela equipa.
No seguimento da conferência ambiental COP 26 e tendo assistido, recentemente, a uma demonstração da PRF - Gas Solutions, empresa de Leiria que se dedica a soluções nesta área, Artur Fidalgo está a ponderar a utilização de combustíveis alternativos.
Claro, o hidrogénio “é uma possibilidade”, mas, neste momento, está a construir um camião de competição 4X4, que aliará a propulsão diesel... “e mais uma coisa alternativa!”, garante, sem levantar a ponta do véu.
“São desafios que precisam de investimento e não pode sair apenas do meu bolso. Precisamos de patrocinadores que queiram estar presentes nestes projectos.”
Três mil reparações por ano
|Artur Fidalgo e a Arfil Trucks estão ligados ao mundo de manutenção multimarca de camiões. A empresa de Porto de Mós conta com três dezenas de colaboradores.
“Executamos cerca de três mil reparações por ano.”
E outra vertente dentro do trabalho oficinal prestado pela Arfil Trucks é a optimização de sistemas, para poupança de combustível e redução de pegada ecológica.
Através de ajustes efectuados na electrónica, a poupança em combustível nota-se na factura ao final do mês e pode chegar a 10% do consumo.
“Fazemos entre 300 a 400 reprogramações por ano.”
Competição em Portugal? Talvez em 2022
“Gostava que, talvez em 2022, conseguíssemos organizar, em Portugal, um campeonato da especialidade”, diz o empresário, que também é o piloto principal da Arfil Trucks - Racing Team.
Para já, estão quase finalizadas as negociações com um patrocinador que permitirá à equipa participar em, pelo menos, uma prova do campeonato espanhol.
“Tenho conhecimentos suficientes para trazer uma prova ibérica a Portugal. Estou convencido de que é fácil encher o Autódromo do Estoril com uma prova de camiões, pelo impacto e curiosidade levantados.”
E, quanto a custos? Competir com um camião é mais dispendioso do que com um carro mais pequeno? “As diferenças de valores não são grandes. Qualquer ligeiro com 200 ou 250 cv de competição representa um investimento superior a um camião destes”, garante Artur Fidalgo.
“No nosso País, não tenho conhecimento de outro preparador de veículos ao nosso nível. Temos em desenvolvimento alguns produtos e estamos a prestar apoio a uma equipa espanhola, a nível da electrónica, utilizando todo o know-how que adquirimos nestes 20 anos e no mundo da competição.”