Economia

Arfil Trucks prepara camiões para competição em Porto de Mós

11 dez 2021 13:55

Oficina dedica-se à assistência multimarca, electrónica e mecatrónica

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Artur Fidalgo é o dono e piloto da equipa Arfil Trucks
Jacinto Silva Duro
Jacinto Silva Duro

Nos canais televisivos especializados, as provas de velocidade com camiões são sempre um espectáculo memorável.

“Monstros” com várias toneladas, lançam-se a grande velocidade pela pista, fazem ultrapassagens impossíveis, num exercício de pura adrenalina, impulsionados por motores que, na maioria dos casos, ultrapassam os mil cavalos de potência.

Em Portugal, a competição com veículos pesados não se realiza desde 2001, ano onde o Campeonato Europeu passou pelo País. Mas o facto de as provas não acontecerem entre nós, não significa que não existam algumas empresas que estão ligadas à prepara- ção destes puros-sangue, de várias toneladas.

Uma delas é a Arfil Trucks, empresa sediada na Zona Industrial da Amarela, em Porto de Mós, que, há 20 anos se dedica à manutenção multimarca de veículos pesados, especializando-se nas áreas da electrónica e mecatró- nica, o que lhe vale o título de “líder na área da reprogramação de motores diesel”.

A empresa serve, igualmente, como lar da equipa Arfil Trucks - Truck Racing Team. Provavelmente, se segue o mundo automóvel na região, já terá visto os veículos desta esquadra no festival automóvel Leiria Sobre Rodas ou nas provas de automobilismo que acontecem na Zicofa.

A existência da Arfil Trucks deve-se ao amor pela modalidade e vontade férrea do seu fundador, Artur Fidalgo.

“Estou ligado ao mundo dos veículos pesados, devido à assistência, manutenção e comércio, sempre alimentei um fascínio pela competição. Quando tive a oportunidade de me juntar a esse mundo, não a deixei passar”, conta o empresário, que foi responsável mecânico, entre 2012 e 2014, pela VTR Team, uma equipa francesa, integrada por lusodescendentes.

Na temporada de 2013/2014, a VTR participou no Campeonato Europeu de Camiões. Na garagem, guarda duas máquinas especialmente preparadas para a competição, e um conjunto completo, onde não falta uma área oficinal para montar no paddock, e um camião transportador, equipado com uma motorhome, com alojamento para uma equipa de seis pessoas.

“Os dois camiões servem para demonstração e desenvolvimento. Embora não tenhamos provas de competição no nosso País, mas eles já competiram”, diz Artur Fidalgo, apontando para um camião branco que já pertenceu à VTR Team e que adquiriu, quando cessou funções como responsável mecânico da formação.

“Compraram camiões novos e eu fiquei com este, que participou no Campeonato Europeu.”

Instalado em posição central, está um segredo que impõe respeito.

Pulsa-lhe no peito um propulsor diesel que pode ser levado até aos 1.100 cavalos de potência, embora, agora, esteja preparado para “apenas” 900 cv. O centro de gravidade foi alterado e a suspensão é mais baixa, como determinam as normas da FIA.

“Este veículo é mais indicado para competição em rampas ou offroad”, explica o líder da equipa de Porto de Mós.

Estacionado ao lado, está outro camião. Este, de cor negra, foi integralmente desenvolvido e montado por Artur Fidalgo e a sua equipa e está vocacionado para utilização em autódromo.

Consegue debitar entre 900 e 1.200 cv. Nas instalações da Arfil está em finalização a construção de um banco de potência, que servirá de apoio ao fabrico de motores para competição.

“Para um camião destinado à competição num Dakar, podemos aumentar a potência de motores que venham de origem com 450 ou 5 00 cv, para 700 ou 800 cv. Se for para circuitos, pode ir até aos 1.100 ou 1.200 cv”, anuncia o responsável pela equipa.

No seguimento da conferência ambiental COP 26 e tendo assistido, recentemente, a uma demonstração da PRF - Gas Solutions, empresa de Leiria que se dedica a soluções nesta área, Artur Fidalgo está a ponderar a utilização de combustíveis alternativos.

Claro, o hidrogénio “é uma possibilidade”, mas, neste momento, está a construir um camião de competição 4X4, que aliará a propulsão diesel... “e mais uma coisa alternativa!”, garante, sem levantar a ponta do véu.

“São desafios que precisam de investimento e não pode sair apenas do meu bolso. Precisamos de patrocinadores que queiram estar presentes nestes projectos.”

Poupar combustível
Três mil reparações por ano

|Artur Fidalgo e a Arfil Trucks estão ligados ao mundo de manutenção multimarca de camiões. A empresa de Porto de Mós conta com três dezenas de colaboradores.

“Executamos cerca de três mil reparações por ano.”

E outra vertente dentro do trabalho oficinal prestado pela Arfil Trucks é a optimização de sistemas, para poupança de combustível e redução de pegada ecológica.

Através de ajustes efectuados na electrónica, a poupança em combustível nota-se na factura ao final do mês e pode chegar a 10% do consumo.

“Fazemos entre 300 a 400 reprogramações por ano.”


Competição em Portugal? Talvez em 2022

“Gostava que, talvez em 2022, conseguíssemos organizar, em Portugal, um campeonato da especialidade”, diz o empresário, que também é o piloto principal da Arfil Trucks - Racing Team.

Para já, estão quase finalizadas as negociações com um patrocinador que permitirá à equipa participar em, pelo menos, uma prova do campeonato espanhol.

“Tenho conhecimentos suficientes para trazer uma prova ibérica a Portugal. Estou convencido de que é fácil encher o Autódromo do Estoril com uma prova de camiões, pelo impacto e curiosidade levantados.”

E, quanto a custos? Competir com um camião é mais dispendioso do que com um carro mais pequeno? “As diferenças de valores não são grandes. Qualquer ligeiro com 200 ou 250 cv de competição representa um investimento superior a um camião destes”, garante Artur Fidalgo.

“No nosso País, não tenho conhecimento de outro preparador de veículos ao nosso nível. Temos em desenvolvimento alguns produtos e estamos a prestar apoio a uma equipa espanhola, a nível da electrónica, utilizando todo o know-how que adquirimos nestes 20 anos e no mundo da competição.”