Viver

Arquivo reúne 40 artistas em leilão a favor da associação InPulsar

11 dez 2022 10:54

Receitas angariadas através da exposição Paz Traz Paz vão apoiar refugiados de guerra e outros projectos com impacto social

arquivo-reune-40-artistas-em-leilao-a-favor-da-associacao-inpulsar
A iniciativa da livraria Arquivo, em Leiria, decorre até 22 de Dezembro
DR

A exposição “colocaria em pé os cabelos de qualquer curador”, lê-se na folha de sala. Apesar de, apreciadas individualmente, as obras revelarem “elevada qualidade”, o conjunto “não tem grande lógica do ponto de vista da linguagem artística”, por falta de coerência e afinidade. Tem, no entanto, algo muito mais importante: humanismo. Cerca de 40 artistas juntam-se à livraria Arquivo numa iniciativa ancorada na solidariedade, com um objectivo maior: ajudar.

Até às 20 horas de 22 de Dezembro, decorre o leilão. Quanto mais altas as licitações, mais dinheiro reverte a favor da associação escolhida como beneficiária, a InPulsar.

Pintura, ilustração, cerâmica e design têxtil preenchem a exposição Paz Traz Paz, na Arquivo.

A livraria, responsável pela iniciativa, garante o pagamento de um valor simbólico aos artistas (muitos prescindiram dele e cedem as obras gratuitamente) e a base de licitação começa nos 50 euros.

A receita angariada – que soma com a tradicional campanha de Natal, de 1 euro por cada 50 euros de vendas, que costuma resultar num cheque solidário superior a mil euros – vai contribuir para reforçar a actividade da InPulsar, que sucede a outras associações, contempladas em anos anteriores.

“A temática de comunicação da Arquivo este ano é a paz e a InPulsar tem um projecto com refugiados de guerra”, assinala João Nazário, da livraria de Leiria, além de actuar continuadamente na área social e junto de grupos socialmente sub-representados.

A exposição Paz Traz Paz ambiciona, por outro lado, mostrar união por uma causa e evidenciar capacidade para, se necessário for, gritar por convicções. Ao disponibilizar a galeria para um fim solidário, a Arquivo apela à mobilização de todos os que têm condições e estão disponíveis para contribuir. Os artistas convidados tornam-se um veículo para “a empatia, a solidariedade, a preocupação pelo outro, o dar sem nada esperar receber”.

De Leiria e de fora de Leiria, participam Ana Frois, Ana Biscaia, Ana Luísa Cunha, Bruno Dias, Bruno Gaspar, Cartolina Limão, Catarina Domingues, Cláudia R. Sampaio, Elsa Pedrosa, Fabrício Cordeiro, Hirondino Pedro, Horácio Borralho, Inês Bruto da Costa, Irene Gomes, Isabel Baraona, João Pombeiro, João dos Santos, Leonardo Rito, Lisa Teles, Maraia, Maria João Franco, Mariana, a Miserável, Mário Lopes, Marta Nunes, Miguel Rondon, Neuza Matias, Nuno Costa, Nuno Fragata, Nuno Gaivoto, Nuno Sousa Vieira, Sandrine Cordeiro, Ricardo Romero, Rui Pedro Lourenço, Rita Gaspar Vieira, Sandrine Cordeiro, Silvia Patrício, Suza Monteiro, Tenório, Teresa Gameiro, Gil e Vânia João.