Viver

Arquivos municipais, preciosos guardiões da história e da identidade local

28 jun 2022 10:35

Fotografias, actas, jornais e até armas antigas são autênticas pérolas, reveladoras dos costumes, das carências e dos feitos de cada concelho. Quando se assinalou, a 9 de Junho, o Dia Internacional dos Arquivos, fomos descobrir as relíquias contidas nestes acervos concelhios

arquivos-municipais-preciosos-guardioes-da-historia-e-da-identidade-local
.
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Um telegrama, de 1929, agradece ao Governador Civil de Leiria a inauguração da primeira cabine de telefone pública instalada em Pombal.

Já na primeira edição do jornal O Portomozense (1899) celebra-se a restauração de Porto de Mós como comarca, feito alcançado no ano anterior. E no mesmo concelho, em 1944, José Pereira, freguês de Alqueidão da Serra, vê-se na obrigação de comunicar aos serviços a sua condição de chefe de família, com seis bocas para alimentar. O País atravessava terríveis restrições de racionamento, danos colaterais de uma II Guerra Mundial que teimava em continuar.

Entre os inúmeros documentos e objectos que integram os arquivos municipais da região de Leiria, contam-se ainda outras pérolas, como uma colecção única sobre juízos de órfãos, em Óbidos, ou um acervo de Pinto Basto, relativo ao período das invasões francesas, doado ao mesmo município.

Para trás fica a ideia de que os arquivos municipais são pilhas de documentos enfadonhos, cingidos a temas burocráticos, cobertos por um manto de pó e de esquecimento. Além de informação com origem na actividade das câmaras, aos arquivos municipais chegam ainda postais antigos, fotografias e objectos cedidos por famílias, associações e empresas, colecções de livros e inúmeras edições de jornais locais, que, no seu conjunto, contam a história de cada concelho, reflectem as preocupações, as carências e as celebrações da população, evidenciando, assim, as especificidades de cada comunidade.

A maior parte dos arquivos da região de Leiria dispõe de documentos e objectos desde o século XVIII, mas existem alguns onde a informação disponível remonta a tempos mais longínquos.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ