Sociedade

Arranca obra que vai criar nova plataforma artística em Leiria

8 set 2022 15:01

Os pisos inferiores do antigo paço episcopal vão acolher uma black box e uma sala de ensaios, entre outras funcionalidades

arranca-obra-que-vai-criar-nova-plataforma-artistica-em-leiria
Depois da Zara e dos cinemas Castello Lopes, a Loja de Cidadão e uma plataforma artística
Jornal de Leiria/Arquivo

O prazo de execução é de 360 dias e a obra começa na próxima segunda-feira, 12 de Setembro, acaba de anunciar a Câmara Municipal de Leiria.

Em causa, está um investimento de milhão e meio de euros para criar uma nova plataforma artística nos níveis inferiores do antigo paço episcopal.

Com um total de 1.931 metros quadrados, os pisos -1, -2 e -3, actualmente devolutos, onde funcionaram as salas de cinema Castello Lopes, “serão adaptados e reconvertidos para receberem novos palcos e novos programas, articulados com a estratégia cultural do município”.

No piso -1, estará a entrada principal (foyer), um gabinete de trabalho e duas áreas de régie, enquanto o piso -2 irá receber a sala de ensaios e um camarim, estando previsto que, no piso -3, fique a black box, com uma bancada retráctil com capacidade para 120 espectadores, dois camarins, um bar, uma zona de apoio, um armazém para equipamento cénico e espaços para arrumos”, refere a nota divulgada hoje pela autarquia.

Dotar o espaço de condições para capacitar os agentes culturais profissionais e amadores para a criação e formação artística” é o objectivo, segundo Anabela Graça, vereadora da Cultura.

O projecto, adianta o município, pretende “assegurar a máxima flexibilidade, proporcionando a todos os intervenientes no ciclo produtivo das artes do espectáculo o maior número possível de opções cénicas através da realização de eventos culturais multidisciplinares”.

A obra foi candidatada a fundos comunitários.