Saúde

Arrancou a construção do novo centro de saúde que servirá Parceiros, Azoia e Barosa

16 nov 2021 09:57

Autarquia de Leiria espera que, em breve, se iniciem também as obras das unidades de Amor e da Bidoeira de Cima

arrancou-a-construcao-do-novo-centro-de-saude-que-servira-parceiros-azoia-e-barosa
Novo centro de Saúde dos Parceiros custará 1,39 milhões de euros
Ricardo Graça/Arquivo

A construção do novo centro de saúde que irá servir as populações das freguesias de Parceiros, Azoia e Barosa, no concelho de Leiria, tiveram início na semana passada, informou hoje o município, numa nota. 

Segundo a autarquia, o investimento na Unidade de Saúde dos Parceiros será de quase 1,39 milhões de euros, sendo que as obras têm um prazo de concretização de 540 dias.

A criação desta infra-estrutura acontece ao abrigo de um protocolo entre a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e o município e terá uma área bruta de 745 metros quadrados, estando localizado num terreno com 4.500 metros quadrados, confinante com a Rua de Santa Maria, nos Parceiros, sendo que o plano prevê, igualmente, a criação de uma rotunda de acesso à Unidade de Saúde.

O novo equipamento inclui um parque de estacionamento, uma área administrativa, uma zona para a prestação dos cuidados de saúde e um espaço para arrumos e apoios.

A autarquia revela que além desta unidade de saúde, deverão iniciar em breve os trabalhos de construção das novas infraestruturas de Amor e da Bidoeira de Cima, estando o financiamento dos três estabelecimentos a ser objecto de uma candidatura aos fundos comunitários para uma comparticipação de 85%.