Economia

Arrancou a construção de uma unidade de aquacultura na Nazaré

15 mar 2024 12:25

Obra involve investimento de 3,2 milhões de euros

arrancou-ontem-a-construcao-de-uma-unidade-de-aquacultura-na-nazare
Porto da Nazaré
CMNazaré

Teve ontem início a construção da nova unidade do cluster de aquacultura da Nazaré, assinalado com visita ao porto por uma comitiva que integrou a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, o presidente da Docapesca – Portos e Lotas, Sérgio Faias, e o CEO da Building Global Innovators (BGI), Gonçalo Amorim.

“O cluster de aquacultura da Nazaré vai acolher uma nova unidade pré-comercial pioneira a nível europeu, num valor de investimento global de 3,2 milhões de euros”, anuncia o Ministério da Agricultura e da Alimentação.

“A primeira fase, que agora se lança, totaliza um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros e deverá estar em plena operação até ao final do primeiro semestre”, prossegue.

“Na unidade, que irá ocupar uma área de cerca 1.000 metros quadrados, serão criados peixes, cujos resíduos serão reaproveitados para nutrir as plantas cultivadas hidroponicamente. Estas últimas, por sua vez, irão purificar a água que retorna aos peixes. O sistema incluirá ainda um subsistema de microalgas que permitirá filtrar as águas residuais”, descreve o ministério.

“Este projecto inovador é liderado pela BGI, contando com os parceiros nórdicos International Development Norway e o Laboratório Colaborativo Food4Sustainability. Nesta primeira fase irá gerar cerca de uma dezena de postos de trabalho altamente qualificados”, informa a mesma fonte.

Instalado em área de jurisdição da Docapesca, “este projecto inclui ainda outros investimentos de elevada importância estratégica para a autonomia alimentar do País, como é o caso do Centro Biomarinho e do Centro de Operações da Oceano Fresco, que inclui uma maternidade de bivalves, laboratórios, uma depuradora e centro de expedição de bivalves, nos quais trabalham, actualmente, cerca de 18 pessoas, a maioria delas altamente qualificadas”, nota ainda.

“O investimento já realizado no porto da Nazaré totaliza 5,5 milhões de euros, estando a ser preparada a expansão da actividade, com um investimento que poderá atingir os 50 milhões de euros e que será capaz de gerar cerca de 100 postos de trabalho qualificado”, sublinhou a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.

“Este cluster de aquacultura inclui ainda a unidade Aquacria, que se encontra em fase de licenciamento. O mesmo consiste na construção de instalações para o crescimento e engorda de linguado branco em sistema de recirculação de água”, acrescenta a nota do ministério.

“A primeira fase corresponderá a um investimento de cerca de 25,6 milhões de euros, dando lugar a uma capacidade de produção de 840 toneladas/ano e permitindo a criação de 37 postos de trabalho. Posteriormente, em fase de expansão, encontra-se também prevista a construção de uma maternidade”, remata o ministério.