Economia

Arrendar casa em Leiria: oferta não chega para tanta procura

14 out 2016 00:00

Encontrar um apartamento para arrendar em Leiria é cada vez mais difícil. A oferta é pouca e nem sempre corresponde àquilo que os clientes procuram.

arrendar-casa-em-leiria-oferta-nao-chega-para-tanta-procura-5195
Raquel de Sousa Silva

Há dois meses que Maria tenta arrendar um apartamento em Leiria. Precisa de um T2, mas não encontra nenhum que responda às suas necessidades. Ou são muito antigos, ou se situam longe do centro ou as rendas são demasiado altas para a sua carteira.

Os mediadores imobiliários ouvidos pelo JORNAL DE LEIRIA confirmam: arrendar casa em Leiria está cada vez mais difícil. A oferta não chega para tanta procura. “Com a crise, a construção estagnou e agora não há oferta. Tudo o que aparece é absorvido pelo mercado”, aponta Goreti Pedrosa.

A responsável pelo departamento de gestão de arrendamento da ACI diz ainda que Leiria é muito procurada por pessoas que vêm trabalhar para a região.

O hospital é um dos pólos de atracção. “Traz para a cidade imensos médicos”, refere aquela profissional, adiantando que se nota também o regresso de muitas pessoas que saíram do país com a crise.

Por outro lado, o facto de o Politécnico ter cada vez mais alunos também pressiona o mercado de arrendamento. “A dinâmica da cidade faz com que haja um número crescente de pessoas a precisar de um local para viver”.

Goreti Pedrosa refere que os preços  registam uma tendência de subida, mas frisa que há habitação para todas as bolsas. “Tanto há muito barata como muito cara. Depende das condições do imóvel. Chega a haver diferenças de 50% nas rendas de um apartamento da mesma tipologia, caso se trate de uma casa num prédio novo ou de uma num prédio antigo”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.