Viver

Arte urbana chegou à serra

24 set 2015 00:00

Projecto Aurora - Artistas transformam paragens de autocarro de São Bento, Porto de Mós

Maria Anabela Silva

Se, por estes dias, passou pela freguesia de São Bento, Porto de Mós, pode, muito bem, ter-se cruzado com Damn One, Ale ou Francisco Camilo, três dos seis artistas com trabalho na área da street art que estão a transformar as paragens de autocarros da aldeia em obras de arte urbana.


A ideia partiu da necessidade de requalificar os abrigos, feitos em cimento e com a tinta, há muito, 'comida' pela passagem do tempo. Partindo dessa constatação, a Junta de Freguesia desafiou Marina Rei, uma jovem natural da terra que trabalha em Lisboa na área da arte pública, a convidar alguns artistas para participarem a iniciativa. Assim nasceu o projecto Aurora, que pretende intervir em 16 paragens.

No final, será criada uma rota de arte pública na freguesia e até haverá formação de guias,  que poderão depois servir de cicerones aos visitantes. Se, no início Samuel Costa, tesoureiro da Junta, teve dúvidas quanto à aceitação do projecto por parte da população,
as reacções às primeiras intervenções, feitas no passado fim-de-semana, não deixam margem para dúvidas.


“As pessoas adoraram a ideia. Aderiram muito bem ao conceito e já pedem que o projecto  e estenda além dos dois meses previstos. Já temos pedidos de instituições sociais, de colectividade e até de privados, que disponibilizam as suas instalações para os artistas pintarem”, conta o autarca.

Proprietária de uma pequena mercearia e café em São Bento, Arminda Januário aplaude a ideia. “Está a ficar muito bonito. As cores dão-lhe outra vida”, disse ao JORNAL DE LEIRIA na passada sexta-feira, primeiro dia de trabalho dos artistas. “As pessoas que vêm [ao estabelecimento] estão curiosas e fazem perguntas, mas também não lhes posso dizer muito”, referia Arminda, que confessava sentir alguma curiosidade por ver o resultado final.

Leia mais na edição impressa ou descarregue o PDF gratuitamente