Viver

Arte urbana: está aí o festival que põe a mão na consciência

7 set 2017 00:00

Paredes com história. Arranca sábado a primeira edição do Leiria Paredes com História, que vai criar uma galeria a céu aberto na cidade.

Ricardo Romero na primeira iniciativa do festival, em Abril

Lixo, desperdício, materiais rejeitados e em fim de vida. Nas mãos de Bordalo II, ganham novo sentido e transformam-se em animais de grandes dimensões, que habitam as cidades para nos encantar, mas, também, para alertar sobre o efeito da pegada humana no planeta. "Criar imagens das vítimas da poluição e da acção do Homem exactamente com aquilo que os destrói, com aquilo que os mata", explicou já este ano numa entrevista ao Diário de Notícias. Do grafiti para a teoria, da rua para a substância: em cada mural bonito, manifesta-se a crítica ao consumismo, a consciência social e ecológica.

Aos 30 anos de idade, Bordalo II é um dos nomes em voga no panorama da arte urbana em Portugal e um dos convidados para a primeira edição do Leiria Paredes com História, que começa no próximo sábado. Vai intervir nos antigos pavilhões da EDP, no percurso Polis, junto à escadaria de acesso à Rua de Tomar. Ao todo, entre 9 de Setembro e 9 de Outubro, o programa do festival inclui seis paredes pintadas, seis exposições e dois dias de conferências.Traz 12 artistas individuais e colectivos, portugueses e estrangeiros, que se movem entre o universo do grafiti influenciado pela cultura hip hop e a fronteira do foto-realismo que inscreve histórias e personagens na cidade.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ