Viver

Arte xávega é fonte de inspiração para iniciativa de criação contemporânea

24 ago 2021 12:36

Meia Praia Mar será estreado pelo colectivo DEMO, na Praia do Pedrógão

arte-xavega-e-fonte-de-inspiracao-para-iniciativa-de-criacao-contemporanea
Arte xávega
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

A arte xávega, tradicional técnica de pesca do litoral português, inspira a iniciativa de criação contemporânea “Meia Praia Mar”, que o colectivo DEMO estreia na sexta-feira na Praia do Pedrógão, Leiria.

O DEMO (Dispositivo Experimental, Multidisciplinar e Orgânico) integra nesta proposta, um espectáculo, um objecto sonoro e uma curta-metragem, cruzando teatro, dança, cinema e antropologia com a paisagem natural da arte xávega: o mar e o pinhal.

“Pretendemos conceber uma dramaturgia que permita tecer relações e continuidades entre três objectos artísticos, cruzando artes sonoras, artes performativas e cinema no processo de recolha e apropriação artística dos diversos elementos, tangíveis e intangíveis, que simbolicamente resgatam memórias antigas ou vivências quotidianas deste lugar”, acrescenta um comunicado.

Trabalhando tradições, experiências, memórias, mas também vestuário, costumes, dialectos e objectos utilizados na arte xávega do litoral centro, mais concretamente da Praia do Pedrógão, o DEMO reinventa novas significações para estas práticas através da criação artística contemporânea.

“Meia Praia Mar” arranca com um acto performativo na Praia do Pedrógão, junto ao barracão da arte xávega, na rua do Olho de Água, na sexta-feira, sábado e domingo, às 21 horas.

A entrada é gratuita, com inscrição pelo e-mail info.demo.dispositivo@gmail.com.

O espectáculo vai ainda ao Cine-Teatro de Monte Real, dias 17 e 18 de Setembro, e ao Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, a 22 e 23 de Setembro.

Ainda em Leiria, é apresentada a curta-metragem “Estrada Atlântica”, no Museu da Imagem em Movimento, nos dias 24 e 25 de Setembro.

Online será revelado o objecto sonoro “Sopro salgado”.