Viver

Artista brasileira Val Lamim expõe na Biblioteca Municipal de Leiria

3 mai 2021 18:49

“Elas no Singular” é um tema que surge da ideia de que é necessário um novo olhar sobre a presença individual e colectiva da mulher no mundo.

artista-brasileira-val-lamim-expoe-na-biblioteca-municipal-de-leiria
Devido à pandemia o número de presenças na galeria de arte da BMALV será limitado a dez pessoas, em simultâneo.
CML

“Elas no Singular” é o título da exposição de pintura da artista Val Lamim, natural de São Paulo, no Brasil, que estará patente na Galeria de Arte da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (BMALV), em Leiria, de 8 a 29 de Maio.

Valéria Lamim Delgado Fernandes é uma artista visual que adoptou o nome artístico Val Lamim, e que, como refere, “está sempre em busca de meios para traduzir as suas experiências de vida e memórias em arte”, refere uma nota de imprensa.

“Elas no Singular” é um tema que surge da ideia de que é necessário um novo olhar sobre a presença individual e colectiva da mulher no mundo.

Aqui a construção de várias subjectividades resume-se a um estar-no-mundo comum a todas, e as mulheres com as suas temporalidades distintas têm seu “eu” singular representado no “eu” colectivo.

A singularidade implícita no plural é o elemento-chave para o todo: cada uma conta a sua própria história e reveste-se do seu personagem.

O que cada uma julga saber sobre si mesma, coexiste com aquilo em que ela está a tornar-se e serve como elemento para a composição do todo. A construção do feminino dá-se a partir de um elemento essencial, que é sempre o ser mulher, sob o olhar da introspecção, da graça, da singeleza, da melancolia, da inocência, da alegria, da memória.

Nesta exposição tem-se a sensação de presença da mulher a representar um mundo que é peculiarmente seu, um modo feminino de ser, de estar, de sentir, de perceber. Não há silhueta, interferência, imagem sem foco, interpretação. Há a solidão de cada uma somada ao espaço-comum de todas, acrescenta a mesma nota.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9:30 às 20 horas e ao sábado das 14 às 20 horas.

Devido à pandemia o número de presenças na galeria de arte da BMALV será limitado a dez pessoas, em simultâneo.

Val Lamim

Iniciou os seus estudos em arte com orientação de professores particulares. Tradutora profissional, divide o tempo entre os livros e a arte, em especial a pintura.

Destaca-se pelo seu estilo quase realista com leveza nos traços, subtileza de formas, texturas vivas e suavidade de tons. Procura expressar nos seus trabalhos a beleza das pequenas coisas quotidianas.

No processo criativo, as figuras humanas são temas recorrentes, sobretudo o ser feminino nas suas distintas fases da vida.

Participou em exposições colectivas em São Paulo, Piauí e Liechtenstein, feiras de arte na Alemanha e exposições online. As suas obras também estão presentes em revistas de arte brasileiras.