Viver
Artista japonesa Mika Aono com livro e exposição na Paper View
Inauguração na galeria e livraria em Leiria acontece no sábado, 27 de Julho
Thread That Ties Us, nova exposição individual de Mika Aono, joga, no título em japonês, com o duplo sentido da palavra ito, que pode ser traduzida por thread (fio) ou intention (intenção), explica a artista, numa publicação partilhada nas redes sociais.
“Gosto da imagem da minha intenção a transformar-se num fio que luta para conectar todos os tipos de seres neste mundo”, comenta.
A exposição é inaugurada no sábado, 27 de Julho, pelas 18 horas, na galeria e livraria Paper View, em Leiria, localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima.
O evento conta com a participação da cantora e compositora Carol.
Paralelamente, a Paper View está a lançar um livro com vários trabalhos também da autoria de Mika Aono, artista nascida no Japão.
Para o editor Sal Nunkachov, a exposição Thread That Ties Us tem interesse, entre outros motivos, porque será, provavelmente, “a primeira” de “alguém que domina as técnicas de impressão” a ocupar o espaço Paper View, a funcionar há quase três anos.
Natural de Sendai, no Japão, Mika Aono estudou e trabalhou nos Estados Unidos.
“Como japonesa, já me disseram inúmeras vezes que devo ser quieta e recatada. Não aceito esse estereótipo: quero fazer trabalhos que tenham detalhes sensíveis, delicados, mas que sejam ousados”, pode ler-se no testemunho que disponibiliza online sobre a natureza do seu próprio percurso artístico.
Nos últimos anos, Mika Aono expôs a solo ou em exposições colectivas nos Estados Unidos, Japão, Portugal, Suíça, Canadá, Finlândia, Grécia e Brasil.
Actualmente, vive em Caldas da Rainha, onde dirige o Atelier Ghostbirds, uma galeria independente de arte contemporânea e estúdio de gravura.