Viver
Artistas de Leiria e Pombal nomeados nos Prémios Play
Há dois nomes do distrito de Leiria indicados para os Prémio Play, que são votados por 200 profissionais da indústria da música

Iolanda, artista originária do concelho de Pombal que venceu em Março do ano passado o Festival da Canção e conquistou em Maio o 10.º lugar no concurso Eurovisão, com o tema “Grito”, de que é autora da letra e co-autora da música, está nomeada na categoria de artista revelação da sétima edição dos Prémios Play, em conjunto com Bandidos do Cante, Bluay e Buba Espinho.
No último Verão, Iolanda lançou o EP Olhar P’ra Baixo, incluído pela Blitz na 47ª posição da lista de melhores álbuns nacionais do ano e que na lista da Antena 3 surge no 17.º lugar.
Também o vibrafonista Eduardo Cardinho, antigo aluno do Orfeão de Leiria e da Filarmónica de Marrazes, está nomeado nos Prémios Play de 2025, na categoria de melhor álbum de jazz, em que concorre com Carlos Bica, Maria João & André Mehmari e ainda a Orquestra Jazz de Matosinhos com Chris Cheek.
Eduardo Cardinho disponibilizou em 2024 o álbum em nome próprio Not Far From Paradise, que surge na posição 33 da lista dos 50 melhores álbuns nacionais de 2024 para a equipa da Blitz e agora é indicado para os Prémios Play.
Já no final do ano, com a Orquestra Jazz de Espinho, Cardinho lançou outro disco, Dual Core.
Os rappers Plutónio e Dillaz e a banda Capitão Fausto são os mais nomeados na sétima edição dos Play – Prémios da Música Portuguesa, com três indicações cada.
A lista de nomeados aos Play, cujos vencedores serão conhecidos em 3 de Abril, foi hoje revelada em conferência de imprensa, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, sala que irá acolher a cerimónia de entrega dos prémios.
Os prémios Play são votados por 200 profissionais da indústria da música.