Sociedade

Artur Mateus é o novo director do CDRSP

8 jul 2022 09:14

Transição digital e transição verde estão entre os desafios da nova direcção desta unidade do Politécnico de Leiria

artur-mateus-e-o-novo-director-do-cdrsp
.
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

Artur Mateus é o novo director do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP) do Politécnico de Leiria, sucedendo a Nuno Alves, que ocupou o cargo nos últimos oito anos.

Doutorado pela Universidade de Reading (Reino Unido), pelo departamento de Física, Artur Mateus é membro do CDRSP desde a sua criação, em 2007, e assumia desde 2011 as funções de subdiretor desta unidade orgânica de investigação. Florindo Gaspar, da área da Engenharia Civil, e Tatiana Patrício, do domínio da Engenharia Biomecânica, são os novos subdirectores.

Durante a cerimónia de tomada de posse, que decorreu terça-feira, nas instalações do CDRSP, na Marinha Grande, Artur Mateus agradeceu a confiança em si depositada pelo Politécnico de Leiria, a todas as equipas que têm feito o centro progredir, realçando o “orgulho” e a “honra” que é trabalhar com Nuno Alves e com Geoffrey Mitchell, investigador de “mente inquieta”.

Nestes tempos de “incerteza”, causados pela pandemia e pela guerra, o novo director comprometeu-se a continuar alinhado com os desafios estratégicos do Politécnico de Leiria, entre os quais a formação, a transição digital e a transição verde.

Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, enalteceu a excelência e as portas abertas pelo CDRSP sob liderança de Nuno Alves. Sobre Artur Mateus, considerou ser a pessoa que maior capital de conhecimento tem das empresas da região. Entre outras incumbências, o novo director terá de continuar a pugnar para que a inovação tenha impacto no território; promover a ligação do centro com escolas e empresas; obter mais eficácia na organização da estrutura; e manter-se de mãos dadas com o Centimfe, a Open e a Câmara da Marinha Grande na concretização do futuro Parque da Ciência.

Também Nuno Alves agradeceu o empenho e o compromisso institucional de Geoffrey Mitchell e de Artur Mateus, a quem desejou felicidades.