Sociedade

Assembleia Jovem de Ourém coloca alunos a pensar Revolução dos Cravos

9 mar 2024 15:00

A sexta edição da iniciativa realiza-se na terça-feira e terá como tema central os 50 anos do 25 de Abril.

assembleia-jovem-de-ourem-coloca-alunos-a-pensar-revolucao-dos-cravos
Iniciativa é promovida pela Assembleia Municipal de Ourém
Ricardo Graça

A Revolução dos Cravos é o tema da edição deste ano da Assembleia Jovem de Ourém, a ter lugar na próxima terça-feira, dia 12, e que juntarão alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário do concelho.

Promovida pela Assembleia Municipal de Ourém, a iniciativa pretende “promover o estímulo do gosto pela participação activa dos jovens no seio da comunidade” e “aproximar” os jovens do sistema político, colocando-os a discutir temas que influenciam as suas vidas.

No ano em que se assinala o cinquentenário do 25 de Abril, os jovens foram desafiados a explorarem o que aconteceu há 50 anos. “Este é um tema de extrema importância e relevância e não podíamos deixar passar este marco tão importante na vida de todos os portugueses”, salienta João Moura, presidente da AMO.

Citado numa nota de imprensa, o autarca explica que a iniciativa realçará também a importância do poder autárquico, cujas eleições livres decorreram já no pós-25 de Abril.

Na sessão desta terça-feira, os jovens irão apresentar as suas propostas e trabalhos que serão depois objecto de votação pelos seus pare, num processo que decorrerá em Abril.

Os participantes estão divididos por dois escalões – um abrange os 2º e 3º ciclos e outro o secundário. A equipa vencedora no escalão do 2º e 3º ciclos ganhará uma viagem a Ourém do Pará, no Brasil, como forma de juntar pretende à AJO, o projecto “Eu no Mundo – Amourém”, promovido pela AMO, que prevê o intercâmbio entre alunos de Ourém (Portugal) e de Ourém do Pará, no Brasil, iniciado em 2020. O prémio para os alunos do escalão secundário é a ida ao Festival NOS Alive, como habitual.