Economia

Assinado contrato para centro de formação profissional

9 set 2021 21:50

Leiria é uma das regiões que vão ter novo espaço, ambição com largos anos

assinado-contrato-para-centro-de-formacao-profissional
.
Ricardo Graça/Arquivo

A construção de um Centro de Formação Profissional em Leiria é um dos projectos contemplados no contrato de investimento assinado esta terça-feira entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Estrutura de Missão Recuperar Portugal, com vista à modernização da oferta destes serviços.

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, o contrato assinado firma o compromisso de um investimento no montante de 230 milhões de euros, dos quais cerca de 82 milhões para a criação de sete novos centros.

Cinco deles serão de gestão directa do IEFP, um dos quais em Leiria, revelou na apresentação António Leite, vice presidente do Conselho Directivo do instituto, sem contudo especificar mais detalhes.

Ao longo dos anos, foram várias as localizações previstas para instalar o Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria, desde o Morro do Lena, passando pela Zona Industrial da Cova das Faias ou, mais recentemente, o edifício da Caixa Agrícola de Leiria, que acabou por ser comprado pela Câmara. Todas estas soluções nunca saíram do campo das hipóteses.

Agora está em cima da mesa a ocupação das instalações da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, no âmbito de um processo que prevê a construção de um novo edifício para este estabelecimento de ensino em terrenos da ex-prisão escola.

Segundo notícia publicada em Abril pelo JORNAL DE LEIRIA, ao IEFP já foi "conferida autorização para a aquisição do imóvel", através de um decreto-lei publicado em Janeiro último, segundo o qual foi já celebrado um acordo de alienação entre o Politécnico de Leiria (IPL) e o IEFP.

A construção de instalações próprias para o Centro de Emprego e Formação Profissional em Leiria é uma ambição com muitas décadas e o projecto tem sido alvo de avanços e recuos.

O processo tem mais de 35 anos e durante este período o IEFP têm-se socorrido de espaços arrendados para a realização de acções de formação.

A própria delegação do instituto também funciona em espaço arrendado num prédio residencial localizado na rua de São Miguel.

Nos últimos dez anos, o (IEFP) gastou cerca de 1,5 milhões de euros no arrendamento de espaços em Leiria para desenvolver a sua actividade formativa.

O contrato assinado anteontem prevê ainda a requalificação e modernização de infraestruturas e equipamentos em 55 centros já existentes.

Com este investimento, o IEFP assume o compromisso de reforçar o serviço público de emprego e formação profissional, de alargar a cobertura territorial da rede de centros, de diversificar e modernizar áreas formativas e de inovar as práticas pedagógicas.