Sociedade

Assista a uma aula online com o jornalista Henrique Cymerman

18 jun 2021 15:36

O Instituto Superior Miguel Torga promove na segunda-feira, dia 21 de Junho, às 10 horas uma sessão sob o tema "A revolução geopolítica no Médio Oriente. O jornalismo entre as revoluções no mundo árabe e os acordos de Abraão"

assista-a-uma-aula-online-com-o-jornalista-henrique-cymerman
Henrique Cymerman
DR

O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) promove na segunda-feira, dia 21 de Junho, às 10 horas uma aula online de Jornalismo, com o jornalista Henrique Cymerman.

O tema será "A revolução geopolítica no Médio Oriente. O jornalismo entre as revoluções no mundo árabe e os acordos de Abraão".

O convidado é correspondente do canal de televisão SIC e de vários órgãos de comunicação social internacionais, como o La Vanguardia e a GloboNews, entre outros, sobre assuntos do Médio Oriente.

Conta com participações regulares na BBC, em canais israelitas e palestinianos.

Ao longo da sua carreira, Henrique Cymerman, recebeu cerca de 20 prémios internacionais, entre os eles o Daniel Pearl Award e o New York Festivals Award.

Uma colaboração com o Papa Francisco levou-o a ser nomeado Anjo da Paz, pelo sumo-pontífice.

É autor do livro Vozes do Centro do Mundo: O conflito árabe-israelita contado pelos seus protagonistas, traduzido para seis idiomas. 

Esta é uma obra que inclui entrevistas com importantes personalidades da região, tais como: Yasser Arafat; Shimon Peres; o líder do Hamas, Ahmed Yassin; Omar bin Laden, o filho de Osama bin Laden e Mahmoud Abbas.

Foi o autor da última entrevista realizada a Isaac Rabin, 24 horas antes de o primeiro-ministro ter sido assassinado.

Realizou ainda a série de documentários Jihad Now (2016), na qual explora as raízes do Islão radical, Al-Qaeda e Estado Islâmico.

Cymerman nasceu na cidade do Porto, a 23 de Março de 1959. Aos 16 anos decidiu ir para Israel. Licenciou-se na Universidade de Tel Aviv em Ciências Sociais, fez o Mestrado em Ciências Políticas e Sociologia, chegando a ser docente dessa universidade. É fluente em inglês, espanhol, português, francês e hebraico.

Para assistir é necessário fazer uma inscrição obrigatória, clicando aqui.