Sociedade

Associação Collippo celebra Dia da Juventude com biblioteca viva

12 ago 2021 17:09

Projecto dá pelo nome de “VIVO — Biblioteca Humana” e convida quatro "livros vivos" para falar de temas de diversas áreas

associacao-collippo-celebra-dia-da-juventude-com-biblioteca-viva

A associação de Leiria Collippo assinala o Dia Internacional da Juventude com a terceira edição do seu projecto “VIVO — Biblioteca Humana”.

Após duas edições - a primeira, realizado em 2020 para assinalar a mesma data; a segunda, já este ano, inserida na programação do festival A Porta -, o formato regressa às ruas de Leiria, desta vez no pátio exterior da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, no dia 14 de Agosto, às 17 horas.

O VIVO transforma quatro pessoas e as suas experiências em quatro livros com conhecimento a ser partilhado, criando um momento de conversa descontraída entre estas e um grupo de participantes, onde dúvidas são esclarecidas e florescem novas curiosidades sobre diversas áreas temáticas.

O tema deste evento será Os Activistas, e terá a participação de quatro jovens de Leiria que dedicam a sua vida ao ativismo em várias áreas:

Julyanna Stefane, sobre Feminismo e Imigração
João Cartaxo, sobre Direitos LGBTIA+
João Tomás, sobre Animais e Ambiente
Mariana Violante, sobre Direitos Humanos

O evento, de acesso gratuito e limitado a 20 participantes, pretende promover um espaço de partilha direta entre vários agentes de mudança da região e restante público, abrindo espaço para a aprendizagem e para a consciencialização dos temas trazidos à discussão.

A inscrição pode ser feita através de mensagem privada no instagram da Collippo (@colippo__).

Julyanna Stefane, Feminismo e Imigração — Natural de Goiânia, no Brasil, a Julyanna estará na VIVO para falar sobre direitos dos imigrantes e feminismo. Chegou a Leiria com a sua família há mais de dez anos, e, desde aí, percebeu que a luta por direitos seria uma constante na sua vida. Motivada pela sua visão de uma sociedade mais inclusiva e justa, a Julyanna está a frequentar o curso de Serviços Jurídicos no IPL. Recentemente, aliou-se à Rede de Jovens para a Igualdade, onde desenvolve o seu primeiro projecto de intervenção social para a igualdade de género. 

João Cartaxo, Direitos LGBTIA+ — Activista de Direitos Humanos na Amnistia Internacional, co-fundou o Movimento LGBTI Leiria, numa resposta à falta de visibilidade desta comunidade e de resposta às pessoas de Leiria que sofrem diariamente de "lgbtifobia". O João é um livro aberto sobre queerness, liberdade e expressão de género, formas de luta contra o preconceito e conquista de respeito, espaço, e voz. 

João Tomás, Animais e Ambiente — Fundador do grupo Aves da Batalha, João Tomás desde sempre revelou uma grande paixão por animais e natureza. Muito do seu percurso enquanto ornitólogo foi feito de forma autodidata, e mais tarde complementado com o estudo de medicina veterinária. Apologista da ética “conhecer para proteger”, defende que devemos estudar e conhecer o meio ambiente a vida animal à nossa volta para podermos tomar decisões conscientes e viver em harmonia com os restantes habitantes da nossa casa. João Tomás é uma enciclopédia viva sobre vida animal e ativismo ambiental.

Mariana Violante, Direitos Humanos — Envolvida em grupos humanitários como a Amnistia Internacional, conduz acções de sensibilização sobre cidadania e Direitos Humanos e escreve regularmente textos de opinião para o JORNAL DE LEIRIA. Pronta a desmistificar ideias feitas, a sensibilizar para situações de injustiça e a abrir mentalidades para uma participação mais activa no cumprimento da Declaração Universal dos Direitos do Homem, a Mariana é um livro completo sobre Direitos Humanos, escrito por Leiria.

Organização: Collippo
Facebook: https://www.facebook.com/collippoyouth/ 
Instagram: https://www.instagram.com/collippo__/ / @collippo__

Actividade: VIVO — Biblioteca Humana #3 : Os Activistas
Participantes: Máximo 20
Inscrições: Mensagem privada no via Instagram da Collippo

Local: Pátio da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria
Morada: Largo Cândido dos Reis
Data: sábado, 14 de Agosto de 2021
Horário: 17 às 19 horas

Sobre a Collippo

A Collippo é uma associação fundada em 2018, com o objectivo de gerar desenvolvimento local através do empoderamento dos jovens adultos.

Para isso acontecer, facilitamos a transição dos jovens para a vida adulta e abrimos espaço para estes terem voz e participem na construção da comunidade. 

Atuamos através de três eixos de acção: localmente, propomo-nos, através do eixo “Fazer a ponte”, a facilitar conexões entre jovens e o município através de metodologias participativas como é o caso da VIVO.

No eixo “How to Adult” desenvolvemos ferramentas para descomplicar o processo de transição para uma vida adulta. No eixo “Europa”, propomo-nos alargar horizontes com outros países europeus através do programa Erasmus+.