Economia

Associação dos Produtores de Leite de Portugal preocupada com altos custos de produção

14 dez 2023 10:07

Em 12 anos, Portugal continental perdeu 75% dos produtores de leite

associacao-dos-produtores-de-leite-de-portugal-preocupada-com-altos-custos-de-producao
Produtores receiam que instabilidade política e económica agrave situação em 2024
Ricardo Graça/Arquivo

Os produtores de leite associados da Aprolep (Associação dos Produtores de Leite de Portugal) expressam "preocupação neste momento de incerteza política e económica em que se mantém altos os custos de produção, sobretudo o custo com a alimentação animal".

"Iniciámos 2023 com um preço que remunerava os elevados custos de produção e o trabalho dos produtores, mas ao longo de 2023 o preço do leite ao produtor baixou 11 cêntimos por litro apesar dos custos se manterem elevados. Se esta tendência continuar em 2024 voltaremos à situação que vivemos entre 2010 e 2022", alerta a associação em nota de imprensa.

"Estivemos 12 anos com preços abaixo da média europeia, e muitos meses com o pior preço entre os 27 estados-membros. Não admira que nesses 12 anos Portugal tenha perdido 75% dos produtores de leite no continente e 40% dos produtores açorianos. Restam 3500 produtores, 2000 nos Açores e 1500 no continente", contabiliza a Aprolep.

"Os compradores de leite terão que decidir o sinal que vão dar aos poucos produtores que resistem na produção. Dessa decisão irá depender o abastecimento com leite nacional e o funcionamento das cooperativas, da indústria e da distribuição. Dessa decisão ira depender a manutenção da actividade agrícola em muitas regiões do meio rural português ou a continuação da debandada de produtores e a procura de actividades alternativas", aponta a associação.

"Um alimento natural e completo como é o leite não pode voltar a ser desvalorizado como foi ao longo de anos sucessivos. A distribuição não pode voltar a usar o leite como isco para atrair consumidores com a colaboração de indústrias que escoam leite sem estratégia e sem valorização. A competitividade da indústria não poder ser feita à custa dos produtores, conduzindo-os à descrença, desistência e abandono", prossegue a Aprolep.

"A indústria do sector cooperativo, pela sua dimensão, pela sua origem e por toda a sua história, não se pode distrair e não pode esquecer que o seu primeiro objectivo é valorizar o leite dos produtores a quem pertence e deve lealdade. A mensagem a passar aos poucos produtores de leite portugueses que ainda garantem o abastecimento lácteo nacional deve ser de agradecimento por todo o esforço feito ao longo dos últimos anos, de resiliência e de esperança num futuro em que o seu trabalho seja respeitado e valorizado, remata a direcção da associação.