Sociedade

Ataque informático provoca lentidão nos serviços de registo

15 mai 2017 00:00

Ministério da Justiça diz que a instalação de software adicional de segurança nos computadores, pode contribuir para alguma lentidão nos computadores.

ataque-informatico-provoca-lentidao-nos-servicos-de-registo-6467

Quem se deslocou hoje à Conservatória do Registo Civil para realizar passaporte deparou-se com uma longa fila de espera. A razão, explicada aos presentes, deveu-se ao ataque informático anunciado e que obrigou a medidas de segurança adicionais.

Em resposta, o Ministério da Justiça explica que "todos os sistemas centrais dos tribunais e registos estão a funcionar". No entanto, admite que, "em particular em algumas conservatórias, face à instalação de software adicional de segurança nas máquinas, pode verificar-se alguma lentidão nos computadores, o que eventualmente se poderá reflectir na capacidade de atendimento".

Segundo a tutela, "esta situação poderá ainda prolongar-se ao longo do dia de hoje a até quarta feira".

"As medidas de precaução adequadas foram tomadas ainda na sexta-feira. Foi enviado pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) um e-mail de aviso aos funcionários e colaboradores, assim como a todos os Organismos do Ministério da Justiça para divulgação pelos seus funcionários", acrescenta o Ministério da Justiça.

Não há qualquer incidente provocado pelo malware na rede do Ministério da Justiça, afiança a mesma fonte.