Sociedade

Atleta de Leiria correu durante 12 horas para juntar alimentos para crianças angolanas

10 jul 2020 12:32

Natural de Pousos, Leiria, Carlos Manuel Simões pôs a sua paixão pelo desporto ao serviço dos mais desfavorecidos. Correu em cima de uma esteira (passadeira) e juntou 2500 quilos de alimentos.

atleta-de-leiria-correu-durante-12-horas-para-juntar-alimentos-para-criancas-angolanas
Natural de Pousos, Leiria, Carlos Simões está em Luanda desde 2011, onde trabalha no Banco de Fomento de Angola
DR
Maria Anabela Silva

Foram mais de 12 horas a correr em cima de uma esteira (passadeira). Mas no fim, “valeu a pena o sacrifício”. A iniciativa de Carlos Manuel Simões, atleta natural de Leiria, mas a residir em Angola desde 2011, permitiu angariar cerca de 2500 quilos de alimentos, doados a três instituições que apoiam crianças pobres.

O Desafio Solidário do Bem teve lugar no passado dia 7, no interior de um centro comercial em Luanda, o Belas Shopping. A meta inicial era recolher cerca de 1000 quilos de alimentos, mas acabou por ser superada.

“2500 quilos de alimentos angariados. Valeu a pena o sacrifício, das 12 horas mais emocionantes da minha vida”, escreveu Carlos Manuel Simões, na sua página de facebook.

A iniciativa pretendeu “acudir” à situação de “emergência” de três centros que acolhem crianças em Angola: o Josefina Bakhita, Mamã Muxima e Pequena Semente.

“As crianças estão confinadas há precisamente quatro meses e os centros estão a necessitar urgentemente de alimentos. Tenho de fazer esta acção para resolver os problemas”, escreveu Carlos Simões, no desafio que lançou através das redes sociais.

Mas a iniciativa não se ficará por aqui. O atleta pretende levar a cabo uma acção semelhante, a que deu o nome de Desafio do Amor ao Próximo, ainda sem data marcada. Desta vez, propõe-se correr sete horas em cima de uma passadeira no interior de um supermercado, “para que nada falte a um sorriso de uma criança”.

Carlos Manuel Simões nasceu nos Pousos, Leiria. O pai era encadernador e, desde cedo, o pôs em contacto com os livros e com a arte da encadernação. Foi músico na Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) e atleta no Grupo Recreativo Amigos da Paz (GRAP), nas modalidades do atletismo e andebol.

Estudou Comunicação Social na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. Trabalhou em empresas como Supercontrolo, Auto-Sueco e La Redoute. Em 2011, emigrou para Angola. Trabalha no Banco de Fomento de Angola na área de sistemas de informação.