Sociedade

Aumento de preços dos materiais põe em risco obras sociais na região. Lar residencial da Cercilei é disso exemplo

13 jan 2023 09:00

CEERIA já tem projecto quase pronto, mas ficou mais caro em meio milhão de euros

aumento-de-precos-dos-materiais-poe-em-risco-obras-sociais-na-regiao-lar-residencial-da-cercilei-e-disso-exemplo
A conclusão do lar residencial e Centro de Actividades Ocupacionais do CEERIA está prevista para o final do primeiro trimestre de 2023 e a IPPS já recebeu adiantamento da Segurança Social
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

O futuro lar residencial da Cercilei, idealizado para dar resposta a 30 pessoas com deficiência, e cujo apoio no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES 3.0) já tinha sido protocolado no ano passado, poderá não sair do papel se a Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptadas de Leiria não encontrar mais ajuda para a construção do equipamento. Isto porque o estalar da guerra fez disparar o preço dos materiais e o custo total da obra duplicou.

“Se não houver outros apoios, não sabemos se levamos a obra a concurso público”, informa Cristina Meireles. “O projecto foi aprovado, mas por um valor que nada tem a ver os preços que se praticam com a actual inflacção”, observa a presidente do conselho de administração, notando que o valor do terreno também está a encarecer muito o projecto.

Ricardo Alexandre, director financeiro da Cercilei, contextualiza os factos. “Ainda antes de formalizarmos a candidatura, já tínhamos adiantado trabalho, com projecto de arquitectura e licenciamentos, até porque o grau de maturidade dos projectos é um dos critérios que pesam na apreciação”, recorda. O objectivo seria, após aprovação do apoio,

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ