Sociedade

Autárquicas/Batalha: CDS-PP nega apoio a Raul Castro

23 fev 2021 10:10

O PS vai apoiar a candidatura independente, mas a decisão não foi pacífica e levou à demissão do presidente da concelhia local. 

autarquicasbatalha-cds-pp-nega-apoio-a-raul-castro
CDS-PP irá apresentar listas próprias à Câmara da Batalha, enquanto o PS apoia a candidatura independente liderada por Raul Castro
Ricardo Graça

O CDS-PP recusou o apoio à candidatura de Raul Castro à Câmara da Batalha, liderando um movimento independente. A decisão da concelhia local dos centristas foi anunciada esta segunda-feira à noite, com a estrutura a revelar que irá apresentar listas próprias nestas eleições autárquicas.


Em comunicado, o presidente da concelhia do CDS-PP, Américo Ribeiro, conta que foi cntactado por elementos do movimento, nomeadamente por Raul Castro e António Lucas, mas que a decisão da estrutura foi a de não apoiar a candidatura. 


Segundo Américo Ribeiro, foi-lhes proposto uma candidatura “totalmente independente, sem siglas de partidos”. Ou seja, “desejavam apenas, o apoio da concelhia do CDS, obrigando por isso, que indicássemos alguns nomes para integrar as suas listas de independentes, impondo para isso, que o CDS, não concorresse às próximas eleições autárquicas na Batalha”, adianta o dirigente, revelando que “surgiu também um contacto do PSD com essa abordagem”, ao qual não responderam. 


Américo Ribeiro explica, naquele comunicado, que a proposta do movimento independente foi levada, este sábado, a reunião da Comissão Política, cujos membros votaram "por unanimidade” contra os moldes propostos.

 
“Obviamente, o CDS, dentro dos seus princípios de coerência, dignidade e seriedade, sempre apresentou no concelho da Batalha candidaturas com listas próprias, sem quaisquer profissionais ou dependentes da política”, sublinha o presidente da concelhia centrista, adiantando que o partido irá apresentar candidaturas “a todos” a todos os órgãos nas próximas eleições autárquicas.


Naquele comunicado, é ainda revelado que, no último ano, o partido, através do seu vereador Horácio Moita Francisco, abordou, por duas vezes, António Lucas “no instituto de o convidar a recandidatar-se pelo CDS”, mas que este respondeu que “por motivos de saúde e pessoais não poderia” aceitar. 
Entretanto, a concelhia do PS da Batalha já decidiu, por maioria, que irá apoiar a candidatura liderada por Raul Castro. Na sequência dessa posição, o presidente da estrutura socialista apresentou a demissão. 


Ao JORNAL DE LEIRIA, Augusto Neves justifica a sua posição com “razões que se prendem com a falta de honestidade funcional por parte da maioria dos elementos da concelhia que optou por apoiar a candidatura de Raul Castro sem qualquer contrapartida e em detrimento de uma candidatura interina”.