Sociedade

Avança a requalificação dos passadiços de São Martinho do Porto

29 mar 2022 15:08

Município de Alcobaça quer melhorar as condições de acesso e de segurança das suas praias

avanca-a-requalificacao-dos-passadicos-de-sao-martinho-do-porto

Já iniciaram as obras de requalificação do cordão dunar (passadiços) de São Martinho do Porto, adianta a Câmara de Alcobaça, salientando que os trabalhos estão a cargo da autarquia, mediante protocolo estabelecido com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

“Estamos em estreita colaboração com a APA para reconstruir atempadamente esta infra-estrutura que sempre foi uma das imagens de marca da praia de São Martinho do Porto. O investimento na melhoria das condições de acesso e de segurança das nossas praias é uma prioridade constante do município”, afirma a vice-presidente da câmara, Inês Silva.

Recorde-se que em 2020, o município celebrou um protocolo de colaboração institucional com a APA para se avançar com esta obra, cujo orçamento se estima em 200 mil euros. No âmbito do referido protocolo, está previsto o financiamento de 50% do valor total da intervenção por parte da APA, cabendo ao município, além do financiamento dos restantes 50% do valor total da intervenção, a elaboração do projetco e execução dos procedimentos administrativos e de contratação pública, bem como as demais acções processuais que lhe competem como dono da obra, expõe a autarquia.

Por forma a acelerar o processo de requalificação dos passadiços de São Martinho do Porto, a câmara procedeu, em Julho de 2020, à remoção das sulipas e madeiras velhas degradadas pela subida das marés da baía. “É de todo o interesse da autarquia solucionar definitivamente esta questão para qual nos manifestámos por diversas vezes disponíveis para colaborar”, destaca Inês Silva.

Esta intervenção está prevista no Programa da Orla Costeira Alcobaça-Cabo Espichel (POC-ACE), inscrevendo-se no Plano de Acção do Litoral XXI e no programa de execução do POC-ACE (acção 317) através da acção Criação de acessos pedonais (PIP de S. Martinho Norte) e prevê a sobrelevação dos troços do passadiço e na relocalização do troço localizado mais a sul, contribuindo desta forma para a recuperação e conservação do cordão dunar da praia de São Martinho do Porto, recorda o município.

"O cordão dunar é de vital importância para protecção do património ambiental neste ecossistema de transição entre o meio marítimo e terrestre, proporcionando em simultâneo um conjunto de percursos pedonais para usufruto dos munícipes e visitantes. Com esta requalificação serão melhorados os acessos à praia, aos vários concessionários, a Salir do Porto e à marginal, de forma cómoda e segura, mantendo separadas, neste frágil ecossistema, as zonas utilizáveis para manutenção física, para passeios e contemplação da paisagem, das zonas sensíveis a proteger e a recuperar", considera ainda.