Sociedade

Avança desagregação da União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze

13 dez 2022 13:00

Concelho de Pombal pode regressar ao mapa das 17 freguesias

avanca-desagregacao-da-uniao-de-freguesias-de-santiago-e-sao-simao-de-litem-e-albergaria-dos-doze
Câmara de Pombal aprovou desagregação de união de freguesias
Arquivo
Redacção/Agência Lusa

A Câmara de Pombal deu na segunda-feira pareceu favorável à desagregação da União das Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.

A deliberação para repor a autonomia territorial e administrativa das três antigas freguesias foi tomada por unanimidade em reunião extraordinária e teve em conta a vontade manifestada pelas populações e pelos seus representantes nos órgãos autárquicos.

Em 30 de Outubro, foi realizada uma auscultação pública sobre a eventual separação da união das freguesias, tendo o “sim” vencido.

A auscultação foi efectuada nas três antigas freguesias, com uma mesa de voto em cada, tendo sido perguntado aos eleitores se pretendiam que a sua ex-freguesia deixasse de fazer parte da União das Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.

Segundo informação dada na ocasião pelo presidente da Assembleia de Freguesia, Fernando Neves, num total de 4.612 eleitores votaram 751.

“Votaram ‘sim’ 509 eleitores e 230 votaram ‘não’” à desagregação, adiantou, referindo que houve ainda o registo de sete votos nulos e cinco brancos.

Fernando Neves esclareceu que em todas as antigas freguesias “venceu o ‘sim’ à desagregação”, tendo o resultado mais renhido sido registado em Albergaria dos Doze, onde 163 eleitores votaram pela separação e 124 contra esta possibilidade.

A União das Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze é liderada desde a sua criação pelo PSD, com o executivo liderado por Manuel Matos a cumprir o terceiro e último mandato.

A semana passada, a Câmara de Pombal, também por unanimidade, emitiu parecer favorável à desagregação da União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca.

Se se confirmarem as duas desagregações, o concelho de Pombal regressa ao mapa das 17 freguesias.

A separação das duas uniões de freguesias consta na ordem de trabalhos da reunião da Assembleia Municipal de Pombal, que se realiza na quarta-feira.