Desporto

Avança projecto que fará da Nazaré o lar das selecções nacionais de desportos de praia

11 dez 2020 14:02

A construção de um pavilhão desportivo com dois tipos de pavimento, um normal e outro em areia, é a aposta do presidente da autarquia para criar um nova atractividade no concelho

avanca-projecto-que-fara-da-nazare-o-lar-das-seleccoes-nacionais-de-desportos-de-praia
Jordan Santos é a maior referência de futebol de praia a nível mundial
CMN

As vagas, que um dia foram maldição para aqueles pescadores, são hoje o motivo de atracção de milhões de pessoas à Nazaré. A Praia do Norte tornou-se a capital mundial do surf de ondas grandes, prática de intrépidos humanos desejosos de testar limites próprios.

A visibilidade da terra lucrou com isso. Os negócios também. Aquela fotografia de uma vaga gigante que se erguia perante o promontório, enviada por Dino Casimiro a Garrett McNamara em 2005, mudou o curso da história.

O surfista havaiano visitou o local pela primeira vez em 2010. Três anos depois, Walter Chicharro assumiu a presidência da autarquia e o desporto passou a ser uma das prioridades para fazer crescer o concelho. E a Nazaré, que tem a maior onda do mundo, também tem o melhor jogador de futebol de praia do planeta.

A importância dada a Jordan Santos é tal que o seu nome baptizou o estádio instalado no areal, recinto desportivo onde têm ocorrido, ao longo dos últimos anos, as principais competições nacionais e internacionais de futebol de praia, como o EuroWinners Cup, a Superliga Europeia, o Mundialito ou a Euro Beach Soccer League.

Também de andebol de praia o espaço tem recebido eventos de nomeada, como o Europeu de sub-16 ou o Arena 1000, previsto para os próximos três anos e que é o torneio mais pontuado para o circuito europeu. E o Mundial de sub-17 está aí à porta…

Mas, agora, Walter Chicharro quer mais e já apresentou à Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, à Federação Portuguesa de Futebol e à Federação de Andebol de Portugal um projecto para fazer da vila a verdadeira e única casa das selecções nacionais das variantes de praia.

Destas duas modalidades, mas também do voleibol, por exemplo, que tem forte implantação na época balnear. À semelhança, de resto, do que a FPF fez com a Cidade do Futebol, em Oeiras.

Etapa mais valiosa do circuito europeu de andebol de praia decorre na Nazaré (Foto: CMN)

 

No fundo, o que está em causa? O Centro de Alto Rendimento destinado ao surf está localizado no Sítio e oferece todas as condições para a instalação de 30 atletas em estágio.

Para completar o projecto, a autarquia pretende avançar com a construção de uma arena dupla, com dois tipos de piso, e já contactou a Direcção-Geral de Estabelecimentos Escolares para viabilizar a operação, que está dependente da entrega da propriedade do pavilhão antigo à troca.

Um dos pisos será tradicional e permitirá a disputa das habituais modalidades indoor, como o futsal, o basquetebol ou o andebol.

O outro, em areia, fomentará a prática do futebol e do andebol de praia no Inverno, mas também deverá ser usado escolas e pelos clubes locais.

No fundo, admite Walter Chicharro, o objectivo é que estas modalidades “passem a integrar o currículo escolar” dos estabelecimentos de ensino da Nazaré, mas a infra-estrutura também “possibilitará a realização de estágios por clubes e selecções internacionais” mesmo no pico do Inverno.

Segundo o autarca, esta iniciativa “cria argumentos adicionais para que as selecções nacionais fundem as suas bases” na Nazaré. “Algo que o andebol até já faz”, de resto.

Por outro lado, será mais uma infra-estrutura que possibilitará à vila “reforçar o seu estatuto de capital” de eventos de praia. E será, a par das ondas de Inverno, mais uma âncora para “combater a sazonalidade” do turismo naquele concelho.