Sociedade

Avançam as dragagens na lagoa de Óbidos

26 abr 2021 12:15

Intervenção de 15 milhões de euros visa contribuir para a melhoria da qualidade ambiental da lagoa, tendo em conta a sua importância ecológica, cultural e sócio-económica

avancam-as-dragagens-na-lagoa-de-obidos
Lagoa de Óbidos
DR

 A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o consórcio adjudicatário (ABB, SA/VINCI – CMF, FR) assinam amanhã, dia 27 de Abril, pelas 14:30 horas, no Parque Tecnológico de Óbidos, o auto de consignação da empreitada de dragagens da zona superior da lagoa de Óbidos.

Em causa está um investimento superior a 15 milhões de euros, suportado com financiamento de fundos comunitários do POSEUR, e que, entre outros objectivos, pretende antecipar riscos potenciados pelas alterações climáticas.

A empreitada, esclarece a APA em comunicado, “visa a execução das dragagens da zona superior da lagoa de Óbidos e concretiza o Plano de Gestão Ambiental, elaborado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, para a parte superior da lagoa”.

Com esta intervenção, nota a APA, “pretende-se contribuir para a melhoria da qualidade ambiental da lagoa, tendo em conta a sua importância ecológica, cultural e sócio-económica”.

A intervenção tem por objectivos específicos: contribuir para o aumento da superfície e volume da lagoa; melhorar a qualidade da água armazenada; contribuir favoravelmente para a hidrodinâmica e o prisma de maré da lagoa; evitar o isolamento dos Braços da Barrosa e do Bom Sucesso; contrariar a progressão da foz do rio real sobre o corpo principal da lagoa; e robustecer o cordão arenoso litoral que protege a lagoa da agitação marítima.

Uma vez que este sistema se encontra “muito sensível a alterações ambientais”, pretende-se também “antecipar riscos e cenários potenciados pelas alterações climáticas”, realça a APA.

Quanto ao material dragado, será lançado na praia imersa a sul da Rocha do Gronho.

O prazo de execução dos trabalhos é de 18 meses, a contar da data da consignação.