Sociedade

Aviso Amarelo para o litoral e restante distrito devido a vento, precipitação e agitação marítima

30 dez 2015 00:00

Passagem de Ano e primeiros dias de 2016 serão com mau tempo

aviso-amarelo-para-o-litoral-e-restante-distrito-devido-a-vento-precipitacao-e-agitacao-maritima-2751

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu uma previsão, com aviso Amarelo, para o distrito de Leiria, devido ao vento forte e ondulação forte, previsto para este Fim de Ano e primeiros dias de 2016.

A previsão estende-se até às 16 horas do dia 4. A passagem de sucessivos sistemas frontais irá condicionar o estado de tempo no território continental durante os próximos dias.

Prevê-se que no dia 31 ocorram aguaceiros fracos e dispersos até ao meio da tarde, podendo ser na forma de neve acima dos 1200 metros. A precipitação voltará no dia 1 durante a manhã, sendo por vezes forte no litoral, acompanhada por uma intensificação do vento, prevendo-se rajadas até 70 km/h no litoral Norte e Centro e até 90 km/h nas terras altas.

A partir do final da tarde, o vento diminuirá de intensidade e a precipitação passará gradualmente a aguaceiros fracos, que poderão ser na forma de neve acima dos 1000/1200 metros, e que se manterão até final do dia 2.

Para os dias 3 e 4, prevê-se novo agravamento das condições meteorológicas com ocorrência de períodos de chuva, sendo temporariamente forte e persistente nas regiões Norte e Centro, com vento moderado a forte, soprando forte a muito forte nas terras altas.

A agitação marítima será forte na costa ocidental, com ondas de noroeste de altura significativa entre os 3 e os 5 metros, temporariamente 5 a 6 metros no dia 2.

Prevê-se que a madrugada de dia 1 seja a mais fria dos próximos dias, com os valores da temperatura mínima mais baixos a verificarem-se no interior Norte e Centro, entre -1 e 4ºC, e os mais altos no Algarve, entre 11 e 13ºC.

Há condições para a formação de geada e gelo em alguns locais do interior Norte e Centro, nomeadamente durante as noites sem precipitação. Prevê-se também a formação de neblinas e nevoeiros matinais.