Viver

Bailarina de Leiria Núria Fernandes contratada pela Ópera de Paris

19 jul 2025 09:44

Com apenas 18 anos, Núria Fernandes entra na companhia júnior da Ópera de Paris, em França

bailarina-de-leiria-nuria-fernandes-contratada-pela-opera-de-paris
Durante um ensaio recente em Leiria no Conservatório Annarrella
Ricardo Graça

Um contrato de dois anos na companhia júnior vai ligar a bailarina Núria Fernandes, de Leiria, a uma das instituições mais antigas e mais prestigiadas no mundo da dança: a Ópera Nacional de Paris.

“É das melhores das melhores”, diz Núria Fernandes ao JORNAL DE LEIRIA, “muito contente” por estar entre os nove bailarinos e bailarinas seleccionados após as audições que decorreram em França neste mês de Julho e envolveram centenas de candidatos.

Criado em Maio de 2024, o ballet júnior da Ópera de Paris oferece contratos profissionais de formação e é um patamar entre os 17 e os 23 anos na antecâmara da companhia principal.

Com 18 anos, Núria Fernandes acaba de graduar-se no Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, ao mesmo tempo que concluiu o 12.º ano de escolaridade.

“O sonho de todas as meninas é entrar e poder dançar na Ópera de Paris”, comenta a mãe e directora da escola, Annarella Sanchez. “Ela cativa muito pela sua expressividade. Tem um movimento muito fluído”.

Antes de se estrear em Paris, Núria Fernandes vai a palco com a Companhia de Ballet Clássico de Leiria (CBCL) no bailado Cinderela, que será apresentado em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva, no próximo dia 27 de Julho.