Sociedade

Bairro da Secil, na Maceira, quer renascer através das artes

15 set 2022 12:29

Organizado pela Casa de Cultura da Maceira (CCM), o encontro contempla exposições, instalações artísticas, música, palestras, dança e uma feira do livro.

bairro-da-secil-na-maceira-quer-renascer-atraves-das-artes

Durante quatro dias, o Bairro Operário da Fábrica de Cimentos da Maceira, hoje bairro da Secil, vai ser palco do evento A Arte, as Gentes e o Património, que pretende chamar a atenção para as potencialidades do espaço, tendo a arte como “pólo agregador”. Organizado pela Casa de Cultura da Maceira (CCM), o encontro contempla exposições, instalações artísticas, música, palestras, dança e uma feira do livro.

Segundo a organização, o objectivo é “pensar o bairro através da arte”, reunindo em torno desta discussão artistas plásticos, arquitectos, investigadores, intelectuais e empresários. Trata-se de dar continuidade a uma “herança valiosa” deixada pela cimenteira, refere a CCM que salienta o papel da empresa na educação académica, social e cultural da população da freguesia.

Durante a tarde de hoje, dia 15, estão previstas duas palestras, uma subordinada ao tema A mobilidade a comunidade e outra para debater questões relacionadas com a integração da comunidade estrangeira. A inauguração oficial do evento será às 17:30 horas.

Amanhã, dia 16, pelas 11 horas, terá lugar a abertura da feira do livro. Da parte da tarde, a partir das 15 horas, estão programadas várias palestras, que irão debater, entre outros temas, a relação entre a escola e o bairro da cimenteira.

No fim-de-semana, haverá pintura e escultura ao vivo em vários espaços do bairro. No sábado à tarde, a relação entre a arte e comunidade será o tema de uma palestra que junta, entre outros, Pedro Redol, historiador de arte, Margarida Calado, professora na Faculdade de BelasArtes de Lisboa, e o artista e crítico de arte Délio Antunes.

O último dia do evento começa com uma visita guiada ao bairro, a realizar pelas 10 horas. Segue-se a conferência O bairro – A casa comum, com intervenções de Gonçalo Byrne, bastonário da Ordem dos Arquitectos, do sociólogo António Pombo e dos arquitectos José Charters Monteiro, Vítor Brenha e Isabel Bolas. Na tarde de domingo, terá lugar a entrega de prémios referentes aos trabalhos de pintura e de escultura e um espectáculo pela Escola de Dança Clara Leão.

Para memória futura do evento, ficará uma peça em betão, que está, desde segunda-feira, a ser executada por Sofia Rosa, finalista do curso de escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e por José Teixeira, docente na mesma instituição, a colocar num espaço público da freguesia.