Sociedade

Bairro dos Anjos promove acção de prevenção do afogamento

1 jun 2023 15:55

Iniciativa tem lugar na próxima terça-feira, dia 6, pelas 19:00 horas, no auditório do Estádio Dr. Magalhães Pessoa

bairro-dos-anjos-promove-accao-de-prevencao-do-afogamento
Palestra será orientada por dois formadores do Instituto de Socorros a Náufragos
Lee Jeffs@Unsplash

O clube Bairro dos Anjos, de Leiria, vai dinamizar, na próxima terça-feira, dia 6, pelas 19:00 horas, uma acção de prevenção do afogamento. A iniciativa realiza-se no auditório do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, estando as inscrições abertas.

A palestra será orientada por dois formadores do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), Valdemar Santos e Nelson Santos.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, nos últimos 10 anos morreram cerca de 2,5 milhões de pessoas afogadas.

Em Portugal, de acordo com o Relatório Nacional de Afogamentos de 2021, divulgado pela Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores (FEPONS), em Portugal ocorreram 67 afogamentos mortais em 2020. Desse total, 50 foram em praias marítimas, 6 em praias fluviais e 11 em outras áreas aquáticas.

“Muitos factores podem causar afogamento, por isso, existe a necessidade de preveni-lo através de ações que dotem a população de conhecimentos e atitudes correctas sobre os riscos de afogamento, e esta é uma das nossas missões enquanto escola de actividades aquáticas que se dedica ao ensino da natação de uma forma holística, seja num sentido de desenvolvimento psicomotor, de saúde e utilitário”, refere o clube numa nota.