Sociedade

Baleia deu à costa na praia do Vale Furado (Actualização)

23 nov 2015 00:00

Capitania revela que o animal estaria doente e tem cerca de 18 metros de comprimento

baleia-deu-a-costa-na-praia-do-vale-furado-actualizacao-2536

Esta tarde, na praia de Vale Furado, concelho de Alcobaça, deu à costa uma baleia, de espécie comum, já em estado de decomposição. Para ver mais fotos, clique aqui.

De acordo com o comandante da Capitania do Porto da Nazaré, Paulo Agostinho, o animal pesava "entre dez a 15 toneladas", mas apresentava-se “muito magrinho”.

“Segundo indicações da bióloga do Cram-Q - Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios, Figueira da Foz, o animal estaria doente e acabou por dar à costa hoje à tarde”, adiantou Paulo Agostinho.

Este responsável informou que a Polícia Marítima, com a Proteção Civil local, estiveram a acompanhar os trabalhos dos biólogos do Cram-Q, que “recolheram amostras para análises”.

“Trata-se de uma baleia de espécie comum, com cerca de 18 metros de comprimento”, acrescentou ainda o comandante.

Paulo Agostinho informou também que os trabalhos de remoção deverão iniciar-se esta terça-feira, de manhã. “É uma remoção com grau de dificuldade máximo, uma vez que não há acesso ao local nem por terra nem por mar.”

O animal terá, por isso, de ser “cortado”, pois a praia é “circunscrita por rochas, inclusive no espelho de água”, “sem acesso sequer a qualquer veículo de emergência”.

A 10 de Novembro, foi a vez de uma tartaruga gigante ter dado à costa, a sul da praia São Pedro de Moel.