Viver

"Ballare": Um retrato documental ao ritmo da dança

29 abr 2021 15:15

Filme regista o percurso do jovem bailarino António Casalinho

Jacinto Silva Duro

Quando Richard Linklater começou a filmar Boyhood, que haveria de lhe valer a nomeação, em 2015, para Oscar de Melhor Filme, estava longe de imaginar que as filmagens iriam durar 12 anos.

O realizador registou a História e as histórias de vida de um jovem, da infância à partida para a universidade. 

Rui Miguel Pedrosa fez algo semelhante com o premiado bailarino de Leiria, António Casalinho.

O fotojornalista, também natural da cidade do Lis, conheceu e começou a seguir o percurso do jovem, que é uma reconhecida esperança do ballet nacional, quando este começou a ganhar os primeiros prémios e a dar nas vistas, com a sua técnica de dança e beleza de movimentos. 

Ao longo dos anos, foram várias as reportagens fotográficas que fez e os espectáculos a que assistiu, tricotando, quase sem intenção, um retrato, longo de anos e assente nas imagens da evolução de Casalinho, enquanto artista em crescimento.

E as imagens não eram apenas de Casalinho, mas de todo o ambiente e dos outros prodígios da dança que, ao seu lado, esculpiam as suas próprias carreiras.

Foto: Rui Miguel Pedrosa

Ter muitas fotografias sobre uma pessoa ou determinado tema, que atravessa um período temporal, não é incomum no mundo dos fotojornalistas, contudo, as imagens de Rui Miguel Pedrosa tinham, implicitamente e em simultâneo, uma linha narrativa e um apelo para que não as deixassem ficar esquecidas num arquivo.

Suplicavam que as deixassem contar a sua história.

“Há tempos, apercebi-me que tinha muito material em registo documental, que me permitia criar algo sobre a vida e o percurso do António, que é uma espécie de ‘estrela polar’ de um grupo de bailarinos de grande valor e qualidade, que está a ser formado no Conservatório Annarella Sanchez, em Leiria”, explica. 

Rui Miguel seleccionou fotografias desse percurso e montou Ballare (a palavra italiana para “bailar”), um filme a propósito da celebração do Dia Mundial da Dança, que hoje, dia 29 de Abril, se comemora.

Este é um projecto sem fim determinado e ao qual o fotógrafo vai continuar a adicionar momentos e registos fotográficos.

Veja o filme abaixo