Viver

Banda Filarmónica Ilhense arranca ano de celebração do seu centenário com mural de arte urbana

16 fev 2024 15:16

Estão agendados vários eventos ao longo de 2024, incluindo um concerto, com uma peça escrita especialmente para a efeméride

banda-filarmonica-ilhense-arranca-ano-de-celebracao-do-seu-centenario-com-mural-de-arte-urbana
Mural na sede da Banda Filarmónica Ilhense
Jacinto Silva Duro
Jacinto Silva Duro

No domingo, a Banda Filarmónica Ilhense vai dar início às celebrações do seu centenário.

Embora a banda tenha sido criada apenas em Outubro, mês onde será apresentado um grande concerto, com uma peça escrita especialmente para a data, as comemorações arrancam com a inaugurarão de um mural, na sede da associação.

O autor da peça de arte urbana, que retrata vários músicos da filarmónica é João Ribeiro, um artista natural da freguesia da Almagreira, também no concelho de Pombal, inspirou-se numa fotografia antiga, data de 1953, de uma actuação nos Mendes.

"É a fotografia mais antiga que temos nos nossos arquivos. Todos os músicos já faleceram, mas alguns dos nossos actuais elementos ainda tocaram com eles", conta César Couto, actual presidente da Banda Filarmónica Ilhense. 

No domingo, dia 18, o encontro está marcado na Capela de São João, na Ilha, onde, pelas 14:30 horas, acontecerá uma missa de homenagem a todos os maestros, directores e elementos, seguida de uma romaria ao cemitério e a inauguração do mural. 

Para o dia 17 de Março, está marcada uma tertúlia, para o Teatro-Cine, em Pombal, englobada nas comemorações do 25 de Abril. Será uma conversa onde se debaterá a questão das filarmónicas antes do 25 de Abril e depois do 25 de Abril. 

Durante o ano, haverá vários outros eventos alusivos ao Centenário.