Sociedade
Barreiras de protecção ao Mosteiro da Batalha geram polémica
Cidadãos consideram que isenção de portagens seria melhor solução para proteger monumento.
As barreiras de betão, apelidadas por alguns como um muro de Berlim, que se estão a erguer em frente ao Mosteiro Santa Maria da Vitória, junto ao IC2, na Batalha, estão a gerar contestação.
Apesar do projecto prever a colocação de milhares de árvores para atenuar o impacto visual, muitas pessoas consideram que a melhor solução para proteger o monumento da circulação rodoviária é a isenção de portagens na A19.
"Parece um muro de Berlim. Sei que a ideia é ainda serem colocadas árvores, mas o primeiro impacto é péssimo. Quero ver como fica o final da obra, mas com o dinheiro que está a ser gasto poderia ser dada a isenção de portagens para os veículos pesados, ou criar um valor mais barato", constata Alfredo Barros, empresário de uma loja junto ao mosteiro.
A A19 foi construída para retirar grande parte do trânsito que passa no IC2, de modo a preservar o monumento, classificado como património da Humanidade, dos efeitos do ruído e poluição da circulação automóvel. No entanto, a colocação de portagens levou a que a A19 seja uma das vias menos utilizadas na região de Leiria.
Pedro Coelho, outro cidadão da Batalha, também defende que a solução deveria passar pela "isenção de portagens". Segundo refere, "não faz sentido nenhum aquele mamarracho".
"Duvido que não houvesse outra solução arquitectónica e não consigo perceber como vai proteger o Mosteiro. Esta obra vai tirar a beleza ao monumento, que tem toda uma grandiosa história. É certo que tem de se proteger o Mosteiro, mas não com esta solução", salienta.
Também José Travaços Santos garante que a resolução do problema passa pela "abolição de portagens". Para este historiador, "não se justifica o pagamento de portagens num troço tão pequeno".
Paulo Batista Santos, presidente da Câmara, concorda que a solução ideal seria a abolição ou redução de portagens na A19. No entanto, "o Governo do PS, liderado por José Sócrates, atribuiu uma concessão por vários anos que inclui portagens".
Segun
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.