Sociedade

Batalha aplica excedente de 1.8 milhões de euros em apoios às famílias, empresas e associações locais

13 jan 2021 15:47

Município apurou um saldo positivo de 2020 transitado para o exercício de 2021

batalha-aplica-excedente-de-18-milhoes-de-euros-em-apoios-as-familias-empresas-e-associacoes-locais
Empresas da Batalha também beneficiam do excedente orçamental
Ricardo Graça

A Câmara Municipal da Batalha apurou um saldo positivo de 2020 transitado para o exercício de 2021 no valor total de mais de 1.8 milhões de euros, valor considerado para o cálculo dos fundos disponíveis de Janeiro, que será utilizado no reforço de programas de apoio às famílias, pequenas empresas e instituições locais atingidas pelos efeitos da pandemia da Covid-19.

Os programas de apoio à comunidade previstas, serão a distribuição gratuita de máscaras e disponibilização de testes, acções de apoio social às famílias com filhos em idade escolar, distribuição de produtos alimentares e entrega de medicamentos à população com mais de 65 anos.  

Para apoiar os pequenos negócios e empresas mais susceptíveis pelas consequências da pandemia, o município da Batalha disponibilizou meio milhão de euros para o designado Programa de Relançamento da Economia e do Investimento, já a decorrer até 28 de Fevereiro o período de pré-qualificação das candidaturas.

O Município da Batalha decidiu ainda reforçar a dotação do Programa Municipal de Apoio extraordinário à cultura e ao associativismo (Programa RETOMAR – 2.ª Edição).

Este programa terá uma dotação inicial de 200 mil euros e assegura apoios financeiros por via da antecipação dos subsídios ou de apoios específicos ao desporto, sob a natureza de subsídio, não reembolsável, para fazer face às necessidades mais urgentes das coletividades e instituições sociais.

“Com esta opção, o Município da Batalha está seguro de corresponder a um justo anseio da população, empresas e coleticvidades locais, procurando reconhecer do valorosíssimo papel que as empresas e associações desempenham no desenvolvimento económico e social da nossa comunidade, hoje e no futuro próximo pós-pandemia”, refere o presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos.