Sociedade
Batalha assinala 100 anos da viagem de Gago Coutinho e Sacadura Cabral
O centenário da travessia aérea do Atlântico Sul vai ser assinalado, este domingo, com inauguração de um monumento alusivo à efeméride e várias iniciativas ao longo dia.
A Batalha vai associar-se às comemorações do centenário travessia aérea do Atlântico Sul, por Sacadura Cabral e Gago Coutinho, com um conjunto de actividades marcadas para este domingo, dia 2.
O programa inicia-se às 14:30, na Praça Mouzinho de Albuquerque, com a inauguração de um monumento alusivo à efeméride, da autoria do artista e designer Rui Basílio.
Segue-se, às 15 horas, na Galeria Mouzinho de Albuquerque, a inauguração da exposição itinerante alusiva ao centenário.
Pelas 15:30 horas, realiza-se uma cerimónia comemorativa, a ter lugar no auditório municipal, com uma preleção pelo capitão-de-fragata Baptista Cabral sobre a viagem der Gago Coutinho e Sacudura Cabral.
Segue-se a apresentação da obra “A Aviação na Imprensa de Leiria”, da autoria do investigador leiriense Joaquim Santos. Serão ainda distinguidos os trabalhos de alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha sobre a travessia aérea.
As comemorações termina às 17 horas, com um concerto pela Banda da Força Aérea na Igreja do Mosteiro, com entrada gratuita.