Sociedade

Batalha garante 700 mil euros para habitação

14 dez 2022 17:00

Município da Batalha vai celebrar um acordo com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) para aquisição e reabilitação de imóveis no concelho.

batalha-garante-700-mil-euros-para-habitacao
Candidatura resulta da aprovação da Estratégia Local de Habitação da Batalha
Ricardo Graça/Arquivo

O Município da Batalha vai celebrar um acordo com o IRHU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, que lhe garante acesso a cerca de 700 mil euros para aquisição e reabilitação de imóveis no concelho.

Do valor global, 234 mil correspondem a incentivo a fundo perdido e quase 377 mil resultarão de um empréstimo bonificado, especifica uma nota de imprensa da autarquia.

O financiamento resulta de uma candidatura ao Programa Primeiro Direito do IRHU, ao qual o município submeteu a sua Estratégia Local de Habitação, documento que “preconiza a resolução de situações de carência habitacional indignas e promoção da inclusão e coesão social”.

Aprovada em Julho deste ano, a ELH da Câmara da Batalha identificou no concelho 43 agregados em situações habitacionais “indignas”, num total de 78 pessoas. Destas, 30 vivem em casas que não oferecem condições de salubridade e de segurança. Há ainda 14 agregados a viver em espaços “inadequados” e 16 em situação de sobrelotação.

Para suprir essas carências, e segundo o documento, será necessário um investimento a rondar 3,7 milhões de euros. Desse total, a câmara compromete- se investir até 700 mil euros, cabendo a restante fatia aos privados.

Através da ELH, o Município da Batalha pretende “concretizar o reforço da oferta de habitação adequada às necessidades e perfis da população, promovendo o acesso universal a uma habitação digna”.