Sociedade

Batalha promove gestão de energia na união entre 13 entidades

21 dez 2022 16:25

Parceria vai beneficiar todos os envolvidos no preço da energia

batalha-promove-gestao-de-energia-na-uniao-entre-13-entidades
A Câmara da Batalha é uma das 13 entidades que integram a ACERBatalha - Associação da Comunidade de Energia Renovável

A Câmara, a Junta de Freguesia, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Batalha, assim como diversas empresas, são os sócios fundadores da ACERBatalha - Associação da Comunidade de Energia Renovável, uma associação de direito privado, que foi formalmente criada por 13 entidades, com o objectivo de promover a gestão da procura de energia, mas também a eficiência energética e a utilização racional dos recursos.

Segundo Raul Castro, presidente da Câmara da Batalha, esta associação vai permitir que aqueles que produzem mais energia do que aquela que consomem, “sobretudo ao fim de semana quando não estão a laborar”, a possam vender e receber por esse excesso de consumo.

Esta medida irá “baixar o preço de quem consome, pois poderá adquirir a energia mais barata”, referiu o autarca, ao sublinhar que “todos vão beneficiar”.

Além das entidades fundadoras, outras empresas e entidades poderão integrar a ACERBatalha, avança uma nota de imprensa da Câmara da Batalha, que reforça que “estão reunidas as condições para que as entidades que a integram passem a ter condições para produzir, consumir, armazenar, comprar e vender energia renovável aos seus membros, bem como partilhar e comercializar, entre os associados, a energia renovável produzida por unidade de produção para auto-consumo (UPAC)”.

“Com evidentes benefícios para os seus associados, a ACERBatalha poderá passar a aceder aos mercados de energia”, refere ainda a nota de imprensa.