Covid-19

Batalha prorroga as medidas de apoio às empresas e às famílias

5 jul 2021 16:22

Município prolonga a isenção de taxas familiares e pagamentos de serviços sociais

batalha-prorroga-as-medidas-de-apoio-as-empresas-e-as-familias
Câmara reforça ainda disponibilização gratuita de testes antigénicos e de auto-testes
Ricardo Graça

A Câmara da Batalha decidiu prolongar até 30 de Setembro de 2021, a isenção do pagamento de mensalidades relativos aos serviços de Actividades Ocupacionais e Centro de Actividades de Tempos Livres dos estabelecimentos de ensino públicos, sob gestão directa do Município, e determinou ainda a prorrogação até à mesma data da isenção de taxas e rendas todos os espaços concessionados pelo Município.

O presidente da Autarquia, Paulo Batista Santos, justifica a decisão com a evolução da pandemia, que se encontra numa fase de crescimento, associada à presença e proliferação de variantes de preocupação, sendo uma decisão em linha com as recentes medidas do Governo que se prolongam também até Setembro.

Em comunicado, o autarca refere que “a actual situação pandémica continua ainda a marcar muito a nossa realidade colectiva, previsivelmente durante um período ainda significativo”. Por essa razão, diz, “mantém-se como crítica a defesa dos pequenos negócios e os apoios às famílias do concelho da Batalha, tornando-se, assim, necessário renovar as medidas excepcionais e temporárias relativas à pandemia da doença Covid-19”.

Na Batalha, como medida de apoio ao comércio, irá igualmente manter-se o estacionamento gratuito até final do mês de Setembro de 2021, bem assim foi também prolongada a gratuitidade no acesso aos equipamentos desportivos municipais, piscina coberta, campos de padel, pavilhões municipais e campos de futebol sintético, como estímulo à retoma da prática desportiva.

De igual forma, as entradas serão gratuitas no acesso aos equipamentos e espectáculos municipais associados à cultura, designadamente o acesso ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) e às produções culturais promovidas ou apoiadas pelo Município da Batalha, como forma de estimular as ofertas culturais.

Como novidade ao nível das medidas, regista-se o reforço da disponibilização gratuita de testes antigénicos e de auto-testes ao SARS-COV-2 à população em geral e junto dos sectores mais sensíveis da indústria, transportes internacionais, comércio, restauração e hotelaria, inclusive incentivando a testagem nos eventos sociais e familiares com mais de dez pessoas.