Sociedade

Batalha transforma antiga escola primária em centro ocupacional para crianças e jovens com necessidades especiais

9 fev 2021 13:29

Novas instalações da Casa do Mimo é projecto orçado em 300 mil euros

batalha-transforma-antiga-escola-primaria-em-centro-ocupacional-para-criancas-e-jovens-com-necessidades-especiais
Antiga Escola Primária Cândido da Encarnação
DR

O Município da Batalha aprovou a abertura do concurso público para a Requalificação da Antiga Escola Primária Cândido da Encarnação para instalação da Casa do Mimo – Centro Lúdico e Ocupacional para Crianças e Jovens com Necessidades Especiais, num projecto orçado em 300 mil euros.

A Casa do Mimo, que funciona provisoriamente na Rua dos Bombeiros, na Batalha, nasceu em 2015 da iniciativa de um grupo de amigos, professores e pais, que sentiram necessidade de dar resposta aos tempos livres de crianças com necessidades especiais a frequentar a escolaridade obrigatória e para as quais não existia resposta nos equipamentos existentes.

A Casa do Mimo, que recebeu o estatuto de Instituição Particular da Solidariedade Social (IPSS) no ano passado, apresenta duas valências. É um centro ocupacional para jovens com mais de 18 anos e centro de tempos livres para crianças que frequentam a escolaridade obrigatória.

Casa do Mimo

 

Para Paulo Batista Santos, presidente da Câmara Municipal, o projecto tem dois objectivos, “Por um lado, requalificar uma escola memorial da Batalha e, não menos importante, capacitar e dotar de instalações adequadas para uma resposta social da maior relevância”, não só para o Município como para toda a região de Leiria. “Acreditamos que seja um projecto consensual, da maior relevância social e também um reconhecimento ao trabalho notável da equipa voluntária desta associação local”, acrescenta o autarca.