Economia

Beijinhos de Pombal andam nas bocas de europeus e americanos

18 jun 2016 00:00

Confeitaria Vale, às portas de Pombal, exporta 50% da sua produção

beijinhos-de-pombal-andam-nas-bocas-de-europeus-e-americanos-4423
Raquel de Sousa Silva

Beijinhos, cavacas, bolo da avó e bolo rei. São estas as principais iguarias que saem da Confeitaria Vale, às portas de Pombal, rumo a vários países da Europa. E também, no caso dos dois primeiros produtos, ao Canadá e Estados Unidos. A empresa exporta 50% da sua produção e as suas responsáveis já estão de olho em novos mercados, como Macau e Japão.

A história da Confeitaria Vale começou há 68 anos, quando os avós de Helena Vale, sócia-gerente, começaram a produzir beijinhos e cavacas e a vendê-los pelas festas e romarias.

O negócio passou depois para os pais desta responsável e, com a morte do pai, foi criada entre Helena, a irmã e a mãe a sociedade que daria origem à empresa.

Até 2002 a empresa praticamente só produziu beijinhos e cavacas. Mas os clientes vinham solicitando novidades e foi isso mesmo que as sócias – Helena, Rute e Maria Helena – resolveram apresentar-lhes.

Iniciaram a produção de bolos da avó, artigo do qual trabalham agora 13 referências diferentes, mas continuava a haver diferentes ritmos de trabalho ao longo do ano, com épocas mais fortes e outras mais fracas. 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.