Viver

Biblioteca de Leiria acolhe mostra fotográfica do sul de Angola

26 ago 2021 14:48

Exposição acontece entre 11 e 30 de Setembro e recorda o trabalho do escultor Fernando Marques

biblioteca-de-leiria-acolhe-mostra-fotografica-do-sul-de-angola
Exposição procura ser uma "ponte cultural" entre Portugal e Tômbwa, no sul de Angola
CM - Leiria

A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (BMALV), em Leiria, recebe, no dia 11 de Setembro, às 15 horas, a inauguração de uma exposição fotográfica e audiovisual do município de Tômbwa, da província do Namibe.

Aberta ao público até dia 30 de Setembro, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas, e ao sábado, das 14 às 20 horas.

A mostra é da autoria do fotojornalista Cesário Mário Avelino e do jornalista Valentim Rodrigues, e conta com a presença dos dois autores angolanos, residentes em Tômbwa.

A iniciativa surge no âmbito da adesão da BMALV à Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO (ONU), e do trabalho artístico do escultor de Leiria Fernando Marques (1934-2017), “que deixou um importante legado escultórico no município de Tômbwa e que possui um assinalável acervo escultórico em Leiria, sendo, por esta razão, a ‘ponte cultural’ entre estas duas comunidades”.

O objectivo da exposição, sublinha a autarquia de Leiria, é divulgar o património material e imaterial de Tômbwa e contribuir para a aproximação dos dois povos, que se unem pela história, pela língua e pela cultura.