Sociedade

"Biblioteca Viva" assinala "Dia Internacional da Juventude" em Leiria

11 ago 2020 16:48

A organização do evento cabe à associação Collippo

biblioteca-viva-assinala-dia-internacional-da-juventude-em-leiria
Collippo Associação Juvenil junta meia-dúzia de jovens talentos promissores para uma tarde de conversa e troca de experiências, no Centro Cívico
Ricardo Graça/Arquivo

A Collippo Associação Juvenil, de Leiria, vai assinalar o Dia Internacional da Juventude com a VIVO - Biblioteca Viva, actividade interactiva organizada por jovens locais.

A acção decorrerá no dia 15, sábado, no pátio do Centro Cívico - Praça Eça de Queiroz -, às 17 horas, com seis jovens oradores naturais de Leiria, que, segundo a Collippo se destacam pela sua curta, mas "promissora carreira, pela sua vontade empreendedora e pela sua abordagem inovadora aos seus projectos".

"Cada orador será 'um livro' a ser lido nesta biblioteca. Será divulgado um prefácio sobre cada 'livro', para que os participantes saibam que conteúdos podem explorar", refere a organização.

Os participantes serão limitados a 25 pessoas, mediante inscrição prévia.

No local, serão divididos em grupos com um máximo de cinco pessoas cada.

Depois, cada "equipa" terá 15 minutos com cada “livro” para lançar perguntas e ouvir histórias e experiências sobre a sua área de especialização.



Os oradores convidados, com idade inferior a 30 anos, são especialistas nas seguintes áreas

- Bruno Leitão – videógrafo e Youtuber
- Cátia Pinto – consultora de inovação e estratégia empresarial
- Júlio Alisson – sommelier / escanção
- Mariana Cardoso – especialista em gestão de marketing digital e social media
- Micael Silva – agricultura agroflorestal
- Samuel Marques – artesão de marcenaria

A Collippo refere que esta iniciativa tem como objectivos promover um espaço de partilha entre jovens do município com percursos diferentes de vida e a comunidade de uma forma descontraída e casual, abrir espaço para que os participantes possam aprender com as experiências e conselhos dos oradores e promover o encontro de pontos comum entre oradores e participantes que possam criar sinergias.

Prefácios


Bruno Leitão — videógrafo e Youtuber

Bruno Leitão trabalha como ajudante de cozinha em part-time, e no restante tempo dedica-se à produção audiovisual e de vídeo. É editor de vídeo, faz cobertura de eventos, mas, antes disso, mergulhou no audiovisual há mais de dez anos, com o boom dos canais de YouTube. Começou por produzir vídeos para o seu canal, que atingiu mais de 20 mil subscritores. Desde aí, tem colaborado em eventos que promovem a comunidade do gamming, vídeo e audiovisual, desde o festival VidYou, em Cascais, o Playria, em Leiria, bem como projectos em colaboração com outros youtubers, podcasts ou noutros formatos.
Canal de Youtube 
Instagram

Cátia Pinto — consultora de inovação e estratégia empresarial
Formada em Gestão, Contabilidade e Design para Indústrias Criativas é mulher de não ficar quieta e de melhorar tudo no que toca, actualmente integra a equipa de Transformação de uma empresa líder no mercado de seguros. Usa metodologias de Design Thinking, Coaching e Programação Neurolinguística para criar novos negócios. O seu principal propósito é desenhar propostas de valor que conectem, produtos, serviços, pessoas, tendências e objectivos, trazendo inovação para um negócio já estabelecido. Neste “livro” poderás aprender técnicas para identificação de obstáculos e busca criativa de soluções para o teu projecto, que te permitam estar em constante evolução e fugir à estagnação. “O meu propósito é Inspirar pessoas e ajudá-las a alcançar o seu maior potencial.”
Projecto pessoal

Júlio Alisson — sommelier hoteleiro
Nascido no Brasil, mas desde os 13 anos que vive em Leiria. Formado em Escanção pela Escola de Hotelaria de Portugal, trabalhou em vários restaurantes e hotéis pelo país, e actualmente é o Sénior Sommelier de Excelência de um dos maiores Hotéis de turismo de vinho na região do Douro. É responsável por garantir a melhor oferta de vinhos aos clientes do hotel, tendo como funções no seu dia-a-dia a pesquisa de novos vinhos e fornecedores, o controle de qualidade dos vinhos armazenados e a apresentação da riqueza dos vinhos servidos aos clientes.

Mariana Cardoso — supervisora de design e social media
A Mariana Cardoso é formada em Design e é perita em Marketing Digital e Social Media. Actualmente, cria conteúdo e define a estratégia digital da maior plataforma de streaming do momento. A sua determinação e criatividade promoveram-na a supervisora de design deste projecto na empresa de comunicação onde trabalha. As redes sociais tornaram-se uma das mais importantes ferramentas de comunicação de qualquer pessoa, entidade, empresa ou produto. Neste “livro” podes encontrar truques e estratégias de Marketing Digital e Social Media. O que queres saber sobre este tema? A Mariana ajuda-te.

Micael Silva — agricultor agroflorestal
O Micael Silva estudou Desporto de Natureza e Turismo Activo e encontrou na Agricultura Agroflorestal o equilíbrio entre o que precisa para viver feliz e o que a terra lhe pode oferecer. Nos últimos anos temos assistido a um crescimento da consciencialização de problemáticas ambientais e soluções sustentáveis. Neste “livro” poderás saber mais sobre o seu projecto, De Raíz, que procura, através da prática de permacultura, criar uma forma de sustentabilidade, inspirar novos projectos com uma forte componente de educação ambiental, e consciencializar novas gerações para uma abertura na mentalidade e relação com a natureza.
Facebook
Instagram


Samuel Marques — artesão de marcenaria

Samuel Marques, um “handy man” com experiência nas mais diferentes áreas, desde informática a serralharia, atendimento ao público a produção de moldes, durante a semana trabalha como electricista e nos tempos livres dedica-se ao seu projecto de artesanado, “Salgado’s Workshop”. Com uma forte componente de sustentabilidade, o Samuel transforma madeira e outras matérias-primas já usadas em novos acessórios de decoração, móveis, ferramentas e autênticas peças de arte. Neste “livro” poderás aprender mais sobre o seu projecto, restauro de madeira, artesanato e fórmulas DIY para aplicares aos teus projectos.
Facebook
Instagram

Sobre a Collippo
A Collippo é uma associação juvenil fundada em 2018, por um grupo de jovens dinâmicos, cujo objectivo era ver a Leiria pulsar juventude, irreverência, inovação social, mas, acima de tudo, desenvolvimento local, com os olhos postos na cidade, em Portugal e na Europa.

"Temos uma posição apolítica, laica e sem fins lucrativos, composta maioritariamente por voluntários que trabalham em prol dos jovens através de ferramentas de educação não-formal.

Acreditamos que essas ferramentas, pessoais, sociais e cívicas, são essenciais para o desenvolvimento dos jovens e das comunidades locais.

Desde o crescimento par a par entre o nível de especialização e taxa de desemprego jovem, passando pela deslocalização dos jovens para outras cidades mais atractivas, até um desinteresse generalizado por cidadania (e toda uma lista infinita!) — são alguns dos problemas que afectam as diferentes esferas da vida dos jovens. É neles que pretendemos actuar."