Sociedade

Bicicletas eléctricas do Politécnico já percorreram mais de um terço da distância entre a Terra e a Lua

15 out 2019 00:00

Desde Junho de 2018, as bicicletas do projecto "U-Bike" já evitaram, no distrito, a produção de 17 mil quilos de emissões de dióxido de carbono, gás que provoca efeito de estufa e alterações climáticas.

bicicletas-electricas-do-politecnico-ja-percorreram-mais-de-um-terco-da-distancia-entre-a-terra-e-a-lua-10776

Começaram a circular em Junho do ano passado, já percorreram 100 mil quilómetros - 2,5 voltas ao planeta Terra ou mais de um terço da distância de 384 mil quilómetros entre a Terra e a Lua - e evitaram a emissão de cerca de 17 mil quilos de dióxido de carbono na atmosfera em Leiria, Marinha Grande, Peniche e Caldas da Rainha. 

As bicicletas eléctricas integram o projecto U-Bike, do Politécnico de Leiria e já serviu 382 utilizadores, entre estudantes, professores, investigadores e técnicos da instituição.

“Este é para nós um marco muito relevante, porque mostra que a aposta do Politécnico de Leiria em disponibilizar meios de mobilidade suave ambientalmente responsáveis e sustentáveis e que, simultaneamente, contribuem para reduzir a pressão automóvel nos diversos campi, foi uma excelente medida”, afirma em comunicado o presidente da instituição de ensino superior.

Rui Pedrosa considera que a adesão da comunidade académica “tem sido muito positiva e isso é evidenciado com o alcançar desta meta pouco mais de um ano depois do projecto U-Bike atribuir as primeiras bicicletas”.

O dirigente destaca ainda “o efeito de contágio positivo” do projecto nos municípios da região de Leiria e Oeste, “com o aparecimento de programas de partilha de bicicleta abertos a todos os cidadãos, bem como intervenções de melhorias nas infraestruturas promotoras da utilização de bicicletas, nomeadamente nas ciclovias, dedicadas ou partilhadas”.

Com o projecto U-Bike, o Politécnico de Leiria pretende sensibilizar a comunidade para a utilização de meios de transporte mais sustentáveis, "reduzindo o impacto dos veículos motorizados nas cidades onde se localiza, e nos seus diversos campi, além de motivar a adopção de hábitos de vida mais saudáveis".

O U-Bike dispõe de 183 bicicletas eléctricas, disponíveis em Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche.