Sociedade

Big brother está a chegar a Leiria para garantir maior segurança

4 jan 2018 00:00

Sistema de videovigilância está a ser instalado nas ruas da cidade.

big-brother-esta-a-chegar-a-leiria-para-garantir-maior-seguranca-7902

Várias câmaras de videovigilância estão a ser instaladas nas diferentes ruas do centro histórico de Leiria. Segundo informações do Comando Distrital da PSP de Leiria, que vai gerir todo o sistema, “ainda não existe uma data concreta para entrada em funcionamento do sistema”, tendo em conta que “a instalação das câmaras de videovigilância nas artérias da cidade ainda está ligeiramente atrasada”. Já os “trabalhos no edifício da PSP estão quase concluídos”.

O sistema de videovigilância, que terá um custo para o Município de Leiria de cerca de 414 mil euros, é “uma mais-valia no âmbito da prevenção criminal, dissuadindo a prática de ilícitos e possibilitando a monitorização contínua de algumas das artérias mais movimentadas da cidade de Leiria, e com isso a melhor gestão dos meios policiais”, salienta a PSP.

Este meio poderá também ser um aliado “no âmbito da investigação criminal, tendo em conta a possibilidade de utilização de tais imagens como meio de prova”. “Em termos gerais, “será mais uma ferramenta que permitirá transmitir maior sentimento de segurança à população leiriense”, entende a PSP.

Depois de ter sido validado pela Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), o sistema será operado pelos agentes “que exercem funções no Centro de Comando e Controlo da PSP de Leiria, 24 horas por dia”.

  A Câmara de Leiria garante que a utilização das câmaras será feita por forma “a desactivar o modo de captação e gravação de áudio” e serão “colocados filtros de forma a garantir a não visualização do interior das casas e dos edifícios habitado

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ