Sociedade

Bispo perdoa parte da pena ao padre Joaquim Ventura

4 mai 2017 00:00

Em Julho do ano passado, o sacerdote tinha sido proibido de celebrar missas durante um ano. Agora, viu-lhe reduzida a pena.

bispo-perdoa-parte-da-pena-ao-padre-joaquim-ventura-6414
Maria Anabela Silva

O antigo director do Colégio de São Miguel, padre Joaquim Ventura, vai poder voltar a dizer missas. Em Julho do ano passado, o sacerdote havia sido proibido pelo bispo de celebrar eucaristias e outros sacramentos, na sequência de uma investigação movida pela diocese para apurar os contornos da doação de bens do colégio, localizado em Fátima, à Fundação Arca da Aliança.

Agora, o sacerdote viu parte da pena ser-lhe perdoada pelo bispo. De acordo com o decreto de “remissão parcial da pena”, assinado por D. António Marto, “a partir do próximo 12 Maio, inclusive, cessa a suspensão de todos os actos do poder de ordem”, podendo o padre Joaquim Ventura “presidir, celebrar ou concelebrar sacramentos ou sacramentais, em conformidade com as normas gerais da Igreja”.

O padre mantém-se, no entanto, impedido de exercer “actos de poder de governo e de administração de bens eclesiásticos, nos termos definidos pelo decreto de 22 de Julho de 2016”, que determinava que essa proibição vigore durante três anos.

No decreto de “remissão parcial da pena” é explicado que a decisão surgiu na sequência de um pedido feito pelo padre Joaquim Ventura, alegando “o desejo de concelebrar a eucaristia em que irão ser canonizados os beatos Francisco e Jacinta Marto”e que, “no cumprimento da pena nos 9 meses já decorridos, tem tido a atitude espiritual de “reparação e penitência”.