Sociedade

Bispos anunciam gesto público de pedido de perdão às vítimas de abusos

3 mar 2023 18:51

Episcopado esteve reunido para analisar o relatório da Comissão Independente mas não anunciou grandes medidas concretas para evitar que as situações de abusos se voltem a repetir

bispos-anunciam-gesto-publico-de-pedido-de-perdao-as-vitimas-de-abusos
Redacção/Agência Lusa

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) decidiu esta sexta-feira, 3 de Março, realizar um gesto público de pedido de perdão às vítimas de abuso sexual na Igreja em Abril, em Fátima, no decorrer da próxima Assembleia Plenária do episcopado.

Hoje reunidos em Assembleia Plenária extraordinária para analisar o relatório da Comissão Independente para o estudo dos Abusos Sexuais de Menores na Igreja Católica em Portugal, apresentado em 13 de Fevereiro, a CEP reafirmou, também, o “firme propósito de tudo fazer para que os abusos não se voltem a repetir”.

“Como sinal visível deste compromisso, será realizado um memorial no decorrer da Jornada Mundial da Juventude e perpetuado, posteriormente, num espaço exterior da Conferência Episcopal Portuguesa” acrescenta o episcopado em comunicado lido pelo secretário da CEP no final da reunião.

O documento sublinha a necessidade de “ir ao encontro daqueles que foram vítimas desta situação dramática”, às quais a Igreja diz querer “continuar a dar voz para que o seu sofrimento não fique calado”.

Sem anunciar grandes medidas concretas para fazer face aos abusos, a CEP adianta que “o processo de reflexão e discernimento iniciado vai continuar, nomeadamente na próxima reunião do Conselho Permanente e na Assembleia Plenária”, em Abril.