Sociedade

Boa Vista vence duas categorias no Orçamento Participativo de Leiria

16 nov 2020 17:56

Vão ser executados quatro projectos no concelho de Leiria, que envolvem concertos, um espaço museológico, uma biblioteca e ilhas ecológicas

boa-vista-vence-duas-categorias-no-orcamento-participativo-de-leiria
Câmara vai aplicar quase 374 mil euros
Ricardo Graça

A proposta de organizar concertos no território da união de freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista e da freguesia da Caranguejeira, com o título Descentralizar a Cultura – De cá para lá, venceu (com 660 votos) a categoria Verde ou Imaterial do Orçamento Participativo 2020/2021 em Leiria.

Na categoria Material, a proposta mais votada (593 votos) prevê a construção de um espaço museológico em Boa Vista.

Segundo o Município de Leiria, serão aplicados 373.850,68 euros dos 561.141,16 euros disponibilizados para o Orçamento Participativo 2020/2021, com o remanescente a transitar para a edição do próximo ano.

Na categoria Verde ou Imaterial, também estão seleccionadas para execução as candidaturas Uma Biblioteca para a Comunidade (que pretende alargar a esfera de acção da biblioteca da escola-sede do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel) e a colocação de ilhas ecológicas na Urbanização de Santa Clara, com 475 e 103 votos, respectivamente.

Na categoria Material, será ainda executado o parque infantil de Monte Real, que recebeu 236 votos.

Depois da avaliação do júri, foram admitidas seis propostas, entre as 30 ideias submetidas ao Orçamento Participativo 2020/2021 em Leiria.

Depois da votação, fica por materializar a proposta de colocação de painéis fotovoltaicos em edifícios municipais, que recebeu a preferência de 55 cidadãos na categoria Verde ou Imaterial.

As regras do Orçamento Participativo indicam que só as três primeiras propostas em cada categoria são executadas.

Para a categoria Jovem, depois da avaliação do júri, não concorreu qualquer ideia.